Tudo sobre Android
Bloquear um site do celular é algo muito importante quando o usuário não quer ser exposto a conteúdos explícitos (como cenas fortes ou adultas) ou quando deseja estabelecer um controle parental sobre o dispositivo de uma criança. Felizmente, os smartphones Android e iOS já disponibilizam alternativas para esses casos.
Como bloquear sites no celular Android e iPhone (iOS)
A seguir, confira como bloquear sites nos celulares Android e iOS. Sugestões incluem ajustes na configuração do aparelho e a instalação de apps terceiros.
Habilite o SafeSearch
O SafeSearch é uma ferramenta nativa do Google que permite aos usuários o bloqueio de sites e demais conteúdos com cenas explícitas. Ou seja, o usuário não será exposto a sites, imagens e vídeos que contenha mídias com sangue, violência ou sexo.
Para ativar a configuração no celular Android, abra o aplicativo do Google > clique na foto do seu perfil > Configurações > Privacidade e Segurança > SafeSearch > Filtrar.
Restrinja os resultados de busca no iPhone
No iPhone, também é possível usufruir de uma ferramenta nativa para restringir sites. Para isso, vá em Ajustes > Tempo de Uso > Conteúdo e Privacidade > Restrições > Restrições de Conteúdo > Conteúdo da Web > Limitar sites adultos.
Você também pode bloquear sites específicos. Na mesma tela, você pode clicar em “Adicionar Site” e inserir o endereço URL do domínio.
Se quiser ainda mais segurança, você pode repetir o tutorial e ao invés de clicar “Conteúdo da web”, selecione as opções “Conteúdo de buscas na web” e “Linguagem explícita”. Nisso, marque as opções “Não permitir”.
O passo a passo pode mudar de acordo com a versão do iPhone e do sistema operacional, mas os nomes de cada botão e a sua localização serão semelhantes.
Instale aplicativos terceiros
No caso dos dispositivos que pertencem a crianças, os pais podem obter um controle parental maior ao instalar aplicativos que impedem o acesso a alguns tipos de conteúdos. Isso porque softwares como o Kaspersky Safe Kids permitem uma série de funções, como impedir o acesso a inúmeros sites e até a estabelecer um tempo de tela para a criança utilizar o aparelho.
Dependendo do tipo de aplicativo que a criança utiliza, também é possível encontrar versões apropriadas, como é o caso do YouTube Kids: a versão family friendly do app de vídeos que permite a busca e reprodução de mídia apropriada para crianças.