domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaComo atualizar cadastro eleitoral para poder votar?

Como atualizar cadastro eleitoral para poder votar?

Os eleitores de todo Brasil têm um mês para regularizar sua situação eleitoral, o que incluiu a transferência de domicílio e atualização de dados cadastrais.

Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado para as eleições municipais deste ano. O prazo para regularização via internet finalizou nesta segunda-feira (8).

Portanto, aqueles que não realizaram o registro de biometria não poderão mais acessar os serviços eleitorais de forma online. A partir de agora, é necessário comparecer presencialmente em cartórios eleitorais para realização da atualização.

Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet.

Para consultar situação eleitoral, basta entrar no portal do Tribunal Superior Eleitoral, ou no próprio aplicativo do e-Título, clicar em “situação eleitoral” e preencher com suas informações.

Regularização do título pode ser feita no portal do TSE (para aqueles que possuem biometria coletada), em “Autoatendimento Eleitoral”. Após abrir essa aba, o eleitor deve clicar em “Regularize seu título eleitoral cancelado”.

Alguns documentos ou comprovantes serão solicitados, dependendo do motivo do cancelamento.

Aqueles que não possuem a biometria coletada e não atualizaram o documento até o dia 8 de abril, só poderão realizar alterações de forma presencial em cartórios eleitorais.

A coleta biométrica é uma forma de tornar mais seguro o processo eleitoral e, apesar de ser obrigatória, não impede que eleitores sem registro de biometria votem.

O eleitor não poderá votar no primeiro, nem no segundo turno em caso de não regularização do título até a data estipulada.

Aqueles que deixarem de votar e não justificarem sua ausência terão 60 dias após as eleições para efetuar a justificativa.

Em caso de título irregular, eleitor deve ir ao cartório eleitoral mais próximo de sua inscrição depois do período de eleição pare regularização.

*com informações de Maria Clara Mattos

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui