Em meio à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, os voluntários de Estrela, no Vale do Taquari, tiveram o auxílio da conexão via Starlink para resgatar pessoas. A inundação deixou ao menos 220 cidades gaúchas com problemas no sinal de luz e de internet.
O Rio Taquari, no fim de abril, chegou a 34 metros de altura, em razão do alto volume de chuvas que atingiu o Rio Grande do Sul em poucos dias.
No mês seguinte, o empresário e dono do Twitter/X, Elon Musk, anunciou que iria doar mil terminais da conexão via satélite da Starlink para ajudar os socorristas nas operações de resgate. A companhia comanda a rede de satélites com o objetivo de levar internet para pontos remotos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Renata Cherini, os voluntários e as autoridades conseguiram resgatar mais de 126 pessoas.
Wagner Calheirana, empresário, já possuía os equipamentos da Starlink. A internet auxiliou o morador quando não havia comunicação alguma.
Starlink anuncia que vai suspender o Twitter/X no Brasil
A Starlink anunciou, nesta terça-feira, 3, que vai bloquear o acesso ao Twitter/X em sua área de atuação no Brasil. No Brasil, a empresa conta com 224,4 mil acessos, com maior operação na Região Norte.
Em tuíte, ao qual Oeste teve acesso por meio de colaboradores do exterior, a Starlink disse que seguiria a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender o Twitter/X no país. A decisão de bloquear a rede social partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A Starlink teve as contas no Brasil bloqueadas depois de Elon Musk não cumprir as determinações impostas por Moraes. A empresa sinalizou que a decisão “impede” a condução de suas transações financeiras no país.