Em maio de 2024, o governador Rafael Fonteles sancionou a lei que institui a SIA, tornando o Piauí o primeiro estado brasileiro a contar com uma pasta dedicada exclusivamente à inteligência artificial e economia digital. A secretaria tem como missão promover o desenvolvimento, a implementação e o uso ético da inteligência artificial, em colaboração com instituições de pesquisa, empresas locais e órgãos governamentais, visando estimular a inovação e o empreendedorismo no setor.
“A criação dessa secretaria coloca o Piauí como referência no Brasil em inteligência artificial e economia digital, consolidando o nosso compromisso com a modernização do estado e com o futuro das próximas gerações.”, ponutou Fonteles.
Para liderar a SIA, foi nomeado o professor André Macedo, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com experiência prévia como superintendente de Transformação Digital na Secretaria de Planejamento do Piauí, Macedo traz uma visão estratégica para a secretaria, com o objetivo de posicionar o estado na vanguarda da inteligência artificial no país.
“Temos o desafio de implementar uma política de transformação digital que dialogue com as necessidades da sociedade piauiense, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico por meio da tecnologia,” afirmou André Macedo durante sua posse.
Capacitações
A SIA, em parceria com o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e a Investe Piauí, lançou o curso de Analista de Prompt de IA, formando as primeiras turmas em julho e agosto de 2024. O programa visa capacitar profissionais de diversas áreas para aplicar tecnologias de inteligência artificial em seus campos de atuação, promovendo a transformação digital no estado. Entre os alunos que concluíram a formação está a advogada Fernanda Costa. “Eu tinha uma visão básica sobre IA e hoje saio do curso com uma nova perspectiva. Aprendi a usar ferramentas como o ChatGPT a fazer slides em um minuto. Isso vai aumentar muito a minha produtividade. Meu projeto final focou em criar um sistema para auxiliar em investigações criminais, que inclui um assistente virtual chamado Lumi”, relatou.
Em novembro de 2024, o governo do Piauí promoveu a primeira masterclass do programa “CapacitIA”, reunindo gestores de diversos órgãos estaduais, em parceria com o PIT e a Secretaria de Administração (SEAD), por meio da Escola de Governo (Egepi). O objetivo é capacitar líderes do Estado para utilizar ferramentas de inteligência artificial na desburocratização e otimização do serviço público, aumentando a produtividade e automatizando tarefas. Helldanio Barros, gerente de inovação da SEAD, destacou as ferramentas apresentadas durante o curso. “O curso do CapacitIA foi excelente! Ele mostrou diversas ferramentas que utilizam inteligência artificial para otimizar, principalmente, o nosso tempo. O impacto principal é exatamente a otimização do tempo com a geração dessas ferramentas que ajudam no dia a dia, especialmente na produção e análise de documentos”, avaliou.
Popularização da IA
A SIA também se destacou ao levar suas ações e projetos para eventos de grande relevância no estado. Durante o “Ciência na Praça”, promovido em agosto de 2024, a secretaria apresentou atividades interativas sobre inteligência artificial, aproximando a população dessa tecnologia e demonstrando seu potencial transformador.
Na Feira do Empreendedor 2024, a SIA foi protagonista ao exibir ferramentas de inteligência artificial voltadas para a economia digital e apresentar palestras que destacaram os avanços do Piauí no setor. A participação da SIA evidenciou como o estado está investindo na tecnologia para impulsionar o empreendedorismo e criar novas oportunidades econômicas.
Futuro
Para 2025, a SIA está cheia de planos ambiciosos. Entre as metas, destaca-se a expansão do uso da inteligência artificial para os municípios do interior do estado, garantindo que os benefícios da transformação digital alcancem toda a população. A secretaria também planeja novas turmas do programa “CapacitIA” e a implementação de projetos que busquem a inclusão digital e a modernização dos serviços públicos.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do Piauí em ser referência nacional em transformação digital, utilizando a inteligência artificial como motor de desenvolvimento social e econômico, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos piauienses.