A decisão do técnico Abel Ferreira de manter praticamente o mesmo time titular do Palmeiras – com exceção da entrada de Caio Paulista na vaga de Richard Ríos -, na vitória de 2 a 0 sobre a Portuguesa, nessa quarta-feira (28), surpreendeu.
E não só porque a equipe tem um clássico com o São Paulo, neste domingo (5), no MorumBis, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. É que o treinador se habitou, nesta temporada, a rodar demais o elenco.
Existe, em especial, uma causa para isso. O comandante português está preocupado com a disputa da Copa América, que acontecerá nos Estados Unidos entre 12 de junho e 13 de julho deste ano.
“Temos de pensar em alguns aspectos (para a rodagem). Primeiro, queremos ver todos os jogadores atuando e prepará-los. Temos que arrumar soluções internamente, porque temos Copa América e, vários jogadores, pelo bom trabalho que fazem, vão servir suas seleções. Segundo, tem o calendário apertado”, disse Abel Ferreira.
Nas contas do clube, pelo menos cinco atletas – metade da equipe titular – podem ser convocados para a competição:
- Raphael Veiga (Brasil)
- Richard Ríos (Colômbia)
- Piquerez (Uruguai)
No período de disputa do torneio continental, o Palmeiras terá partidas da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Sabendo que o clube não buscará muitos reforços no mercado, o treinador está rodando elenco para encontrar alternativas internas. Com isso, o Palmeiras não repetiu uma escalação nesta temporada.
Outro ponto notável é a presença de atletas formados no clube no elenco profissional. Cerca de 40% dos jogadores são crias da Academia de Futebol.
Mesmo com as constantes mudanças, o Palmeiras segue invicto na temporada, levando em conta o tempo normal das partidas. Até agora, a equipe só foi derrotada nos pênaltis pelo São Paulo na final da Supercopa Rei, no começo deste mês.
No Campeonato Paulista, a equipe participou de dez confrontos, vencendo sete e empatando três. Com isso, é lider geral da competição, com 24 pontos e já está classificado antecipadamente às quartas de final.