Na quinta-feira (20), o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, acompanhou uma comitiva holandesa no HUB de Hidrogênio Verde, localizado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. O encontro teve como principal objetivo discutir o avanço de projetos de energia renovável, com ênfase na produção de hidrogênio verde no Piauí.
Durante a reunião, representantes de três empresas e do governo da Holanda estabeleceram importantes conexões que podem resultar em futuras parcerias para o desenvolvimento do setor de hidrogênio verde no estado.
Para o secretário Washington Bonfim, o encontro foi muito positivo. “Foi uma discussão excelente com representantes de dois portos e uma indústria de tecnologia. Estamos satisfeitos em tê-los aqui no Piauí e ver o interesse em investir e explorar nossos potenciais”, afirmou o gestor.
O CEO da Hydrogen Architects, Patrick Cnubben, também expressou o entusiasmo da delegação holandesa. “Estamos aqui para apoiar a aceleração do desenvolvimento da economia de hidrogênio no Piauí e no Brasil, além de facilitar o acesso da Europa ao hidrogênio produzido aqui”, disse.
A comitiva holandesa contou com a presença de Wouter Demenint, gerente de Negócios do Porto de Roterdã; Cas König, CEO da NV Groningen Seaports; Ulco Vermeulen, ex-membro do Conselho da Gasunie; e Ann Abheiden, gerente de Projetos Internacionais de Hidrogênio da Gasunie.
World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition
No ano passado, o governador Rafael Fonteles esteve participando, em Roterdã, na Holanda, do Seminário e Exposição Mundial do Hidrogênio 2024, o maior evento de hidrogênio verde do mundo. Para investidores de todo o mundo, o gestor apresentou a vocação do Piauí na produção de H2V.
“Temos uma grande oportunidade de mostrarmos ao mundo as vantagens do Piauí para novos investidores e reafirmarmos que somos o melhor lugar para produzir o combustível do futuro”, destacou Rafael Fonteles durante o evento.