quarta-feira, janeiro 22, 2025
InícioDestaqueComitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da Seplan realiza primeira reunião...

Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da Seplan realiza primeira reunião e elege diretoria

A Secretaria do Planejamento (Seplan) realizou a primeira reunião do Comitê Permanente de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão, instituído pela Portaria nº 149, de 29 de novembro de 2024. Os membros do comitê foram designados pela Portaria nº 156, de 16 de dezembro de 2024. Essa iniciativa marca um avanço significativo no Governo Estadual, tornando a Seplan o primeiro órgão da administração a estabelecer um comitê permanente voltado para a promoção da equidade no ambiente de trabalho.

O Comitê tem como principal objetivo integrar a diversidade e a inclusão em todas as áreas da pasta. Ele abordará questões relativas à classe social, raça, gênero, sexualidade, nacionalidade, idade, religião e deficiência, com o intuito de garantir que esses valores se tornem parte integrante da cultura organizacional da secretaria. Além disso, o Comitê será responsável pela implementação de programas temporários que visem o avanço da equidade e inclusão no âmbito da secretaria.

Com um prazo de 60 dias para apresentar um plano de ação bienal, o Comitê desenvolverá diretrizes, metas e estratégias para promover a inclusão e a equidade na Seplan. O objetivo é consolidar uma cultura organizacional inclusiva e garantir o progresso sustentável em temas relacionados à diversidade.

Durante o primeiro encontro, os seis membros titulares, representando as diferentes superintendências e a gestão de pessoas, elegeram Lara Danuta, da Superintendência de Estudos Econômicos, Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), como presidente do Comitê, e Pâmela Basilio, da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), como secretária executiva, ambos com mandato de um ano.

WhatsApp Image 2025-01-22 at 13.43.12.jpeg

Lara Danuta destacou a importância do Comitê no contexto do ambiente público organizacional. “Será uma oportunidade de implementar ações de médio e longo prazo, reafirmando nosso compromisso com a diversidade e a inclusão na Seplan”, afirmou a presidente eleita. Por sua vez, Pâmela Basílio, secretária executiva eleita, ressaltou a importância de um planejamento bienal robusto, que servirá de base para as metas do Comitê.

Para o gerente de Gestão de Pessoas e também membro do Comitê, Karol Jefessom, a Seplan deu um passo importante. “Além de fortalecer a cultura organizacional, ele nos permite alinhar práticas inclusivas e criar um ambiente de trabalho mais justo e colaborativo”, finalizou.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui