domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaComissão da Câmara debate 10 anos da Operação Lava Jato

Comissão da Câmara debate 10 anos da Operação Lava Jato

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai realizar uma audiência pública, na terça-feira 21, para debater os dez anos da Operação Lava Jato.

De autoria dos deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), o requerimento que solicita a reunião convidou investigadores e advogados de alvos da investigação para debater o legado da maior operação de combate à corrupção no Brasil.

De acordo com os deputados, a Lava Jato representa um “marco significativo na história jurídica e política do Brasil, trazendo à tona complexas redes de corrupção que envolviam diversas esferas do poder público e setores empresariais”.

“Suas investigações conduziram a uma série de processos judiciais, condenações e a recuperação de valores expressivos para os cofres públicos, destacando-se como um dos esforços mais abrangentes de combate à corrupção no país”, argumentam os parlamentares.

Apesar disso, segundo os depois deputados, a investigação foi também “palco de amplos debates sobre métodos investigativos e procedimentos judiciais”. “As discussões envolveram desde a utilização de delações premiadas e a condução de operações, até as garantias dos direitos dos investigados e a publicidade dada às ações e decisões”, continuam.

Assim, a ideia é que os convidados façam uma análise dos desdobramentos e impactos da Lava Jato na luta contra a corrupção no país. Dos 12 convidados, oito confirmaram presença até o momento, sendo eles:

  • Advogada Ligia Maura Costa, professora titular na FGV-EAESP;
  • Advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay;
  • Professor e procurador de Justiça Rodrigo Regnier Chemim Guimarães;
  • Advogado Alberto Zacharias Toron;
  • Ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo-PR), ex-deputado federal;
  • Advogado José Sousa de Lima, presidente da comissão de estudos e combate ao Lawfare da OAB/DF;
  • Fabio de Sá e Silva, professor de Estudos Brasileiros da Universidade de Oklahoma (EUA);
  • André Estêvão Ubaldino Pereira, procurador de Justiça de Minas Gerais;

Outros nomes, como do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurelio Mello e de Eliane Calmon Alves, ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, também foram convidados, mas ainda não confirmaram presença.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui