terça-feira, novembro 26, 2024
InícioEntretenimentoComédias, novelas e atriz: relembre as vitórias do Brasil no Emmy Internacional

Comédias, novelas e atriz: relembre as vitórias do Brasil no Emmy Internacional

O Brasil não teve sucesso na 54ª edição do Emmy Internacional, cujos vencedores foram anunciados nesta segunda-feira (25). Apesar das indicações de produções nacionais e do ator Júlio Andrade, reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Televisivas, o país saiu da disputa sem conquistar nenhum dos cinco prêmios a que concorria.

A edição indicou o Brasil em Melhor Ator para Julio Andrade, Melhor Documentário para “Transo”, Melhor Minissérie para “Anderson Spider Silva“, Melhor Animação para Crianças para “Acorda, Carlo!”, da Netflix e Melhor Live-Action para Crianças para “Escola De Quebrada”.

Embora não tenha vencido este ano, o Brasil já acumula um histórico de reconhecimento no Emmy Internacional. Desde sua estreia na premiação, em 1976, produções brasileiras já conquistaram 22 troféus. Confira algumas dessas conquistas:

Melhor Novela

A teledramaturgia brasileira está em evidência no Emmy Internacional. O Brasil é o país com o maior número de vitórias na categoria de Melhor Novela, com 7 troféus e 14 indicações.

aria-label=”Assista o vídeo Caminho das Índias: abertura da novela da Globo; assista” tabindex=”0″> Caminho das Índias: abertura da novela da Globo; assista Caminho das Índias: abertura da novela da Globo; assista

Venceram “Caminho das Índias” (2009), “O Astro” (2012), “Lado a Lado” (2013), “Joia Rara” (2014), “Império” (2015), “Verdades Secretas” (2016) e “Órfãos da Terra” (2020).

Melhor Série de Comédia

A categoria cômica é a segunda na qual o Brasil mais se destacou na premiação. Ao todo, o país já venceu quatro vezes o prêmio.

aria-label=”Assista o vídeo ” tabindex=”0″>

Ganharam “A Mulher Invisível” (2012), “Doce de Mãe” (2015), “Especial de Natal: Se Beber, Não Ceie” (2019) e “Ninguém Tá Olhando!” (2020).

Melhor Atriz

A única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz também é a única a conquistar o prêmio pelo Brasil no Emmy Internacional. Em 2013, Fernanda Montenegro venceu na categoria de Melhor Atriz por sua atuação em “Doce de Mãe”.

aria-label=”Assista o vídeo Doce de Mãe: reveja a abertura da série da Globo” tabindex=”0″> Doce de Mãe: reveja a abertura da série da Globo Doce de Mãe: reveja a abertura da série da Globo

Programa de Artes Populares

Na categoria que foi extinta da premiação, dedicada a programas voltados para as artes, como musicais, óperas ao vivo e adaptações de peças, o Brasil venceu com “Arca de Noé” (1981) e “Morte e Vida Severina” (1982).

aria-label=”Assista o vídeo ” tabindex=”0″>

Série de curta duração

A categoria reconhece produções com formatos limitados, não se tratando de minisséries, mas de produções com episódios mais curtos, geralmente websódios. O Brasil conquistou o prêmio com “Hack The City” (2019).

aria-label=”Assista o vídeo ” tabindex=”0″>

Melhor Reality Show

Em 2023, o reality A Ponte: The Bridge Brasil garantiu ao Brasil seu primeiro prêmio na categoria. A produção do canal Max foi a quinta indicação brasileira ao prêmio, precedida por Big Brother Brasil (2006), Planeta Extremo (2012), Adotada (2016) e Canta Comigo (2020).

aria-label=”Assista o vídeo A Ponte: The Bridge Brasil | Trailer Oficial | HBO Max” tabindex=”0″> A Ponte: The Bridge Brasil | Trailer Oficial | HBO Max A Ponte: The Bridge Brasil | Trailer Oficial | HBO Max

Melhor Noticiário

A reportagem Guerra contra as Drogas, sobre a cobertura da ocupação do Complexo do Alemão, do Jornal Nacional, garantiu uma vitória ao programa apresentado por William Bonner em 2011.

aria-label=”Assista o vídeo ” tabindex=”0″>

Programa documental ou de entretenimento

O documentário “Nosso Sangue, Nosso Corpo” venceu o prêmio em 2019.

aria-label=”Assista o vídeo ” tabindex=”0″>

Programa Infanto-juvenil

Na categoria, o Brasil venceu duas vezes: a primeira em 2013, com “Pedro e Bianca”, e a segunda em 2018, com “Malhação: Viva a Diferença”.

aria-label=”Assista o vídeo ” tabindex=”0″>

Além desses prêmios, a programação infantil da TV Cultura foi homenageada com o prêmio UNICEF, concedido pela premiação. Ela venceu o troféu de 1998 a 2000.

Roberto Marinho, da TV Globo, recebeu o prêmio de Melhor Diretor em 1976 e 1983. Já em 2014, a homenagem foi concedida a Roberto Irineu Marinho, do Grupo Globo.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui