domingo, setembro 22, 2024
InícioEntretenimentoComediante Bob Newhart, ícone nos EUA, morre aos 94 anos

Comediante Bob Newhart, ícone nos EUA, morre aos 94 anos

O comediante Bob Newhart, cuja gagueira e impassibilidade o levaram ao estrelato como comediante stand-up e como ator de humor na TV e no cinema, morreu aos 94 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18) por Jerry Digney, agente do ator.

Digney informou que Newhart morreu na manhã desta quinta-feira (18) em Los Angeles, após uma série de doenças. O agente descreveu a morte do comediante como “o fim de uma era da comédia”.

Durante cinco décadas, a popularidade de Newhart raramente diminuiu, seja como gravando um disco cômico (“The Button-Down Mind of Bob Newhart” foi o primeiro álbum de comédia a ganhar o Grammy de Álbum do Ano, por exemplo), ou como protagonista ou coadjuvante de comédias da TV ou do cinema, como “Ardil 22”, “Uma Cidade Contra o Vício” ou “Um Duende em Nova York”.

Sua notoriedade continua sendo por causa dos programas de televisão “The Bob Newhart Show” (1972-1978) e “Newhart (1982-1990), dois que foram construídos com base em sua persona como um homem razoável explorado por malucos.

Nascido com o nome de George Robert Newhart, o comediante era originalmente um contador e redator publicitário. Ele nasceu em 5 de setembro de 1929 em Oak Park, Illinois nos Estados Unidos.

Ele alcançou a fama com seu álbum “The Button-Down Mind of Bob Newhart”, de 1960. O disco foi um fenômeno de sua época: se tornou o álbum mais vendido do ano, ficou em primeiro lugar por 14 semanas no chart de álbuns da Billboard e venceu um Grammy. Ele também emplacou seu segundo disco, “The Button-Down Mind Strikes Back!”, no primeiro lugar.

“The Bob Newhart Show” estreou em 1972. Ele interpretou um psicólogo de Chicago, Bob Hartley, que atendia uma série de pacientes excêntricos.

Em “Newhart”, ele assumiu o papel do dono de uma hospedagem de Vermont, Dick Loudon, que tentava manter a sanidade enquanto estava cercado por moradores cômicos.

Em ambos os casos, seus personagens encontraram refúgio com suas esposas, interpretadas por Suzanne Pleshette em “The Bob Newhart Show” e Mary Frann em “Newhart”.

O episódio final de “Newhart” continua sendo um dos mais famosos da história da televisão. No capítulo, a cidade de Newhart é comprada por um milionário japonês. Jogadores de golfe em um novo campo regularmente batem na pousada com suas tacadas, e, um dia, – no meio de uma discussão com os moradores da cidade – Newhart é atingido por uma bola de golfe. Após um rápido desvanecimento, ele acorda… como Hartley, seu personagem de “The Bob Newhart Show”, na cama com Pleshette.

“Querida, acorde! Você não vai acreditar no sonho que eu acabei de ter”, ele diz a ela, para uma gargalhada estrondosa da plateia.

Newhart foi o apresentador de um programa de variedades na televisão, também chamado de “The Bob Newhart Show”, em 1961. Embora tenha durado apenas uma temporada, ele foi homenageado com um prêmio Peabody.

Jim Parsons e Bob Newhart em “The Big Bang Theory” / Michael Yarish/CBS via Getty Images

Ele era um convidado frequente nos talk shows da época e um apresentador substituto regular no “Tonight Show”.

Newhart nunca se aposentou de fato, continuando a fazer aparições na televisão nos últimos anos em “Young Sheldon” e “The Big Bang Theory”.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui