Lançado em dezembro de 2021 pelo Governo do Estado, o Cartão Social é um benefício destinado às famílias em vulnerabilidade social no Piauí. Em 26 de junho deste ano, foi reformulado pelo governador Rafael Fonteles, através da lei 8.427. Para participar, os municípios deverão aderir ao programa, que é coordenado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). A adesão pode ser feita a partir do dia 2 de maio.
A Sasc vai disponibilizar aos municípios os documentos, material de adesão, bem como treinamentos e capacitações às famílias selecionadas para receberem o benefício. O pagamento do benefício será feito somente após a adesão, pois os próprios municípios realizarão o cadastro das famílias que deverão receber o benefício.
Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc, informa que um dos critérios exigidos para ter acesso ao benefício é que a família seja beneficiária do Programa Bolsa Família. “E, também, aquelas famílias bastante numerosas, compostas por seis membros, ou famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação de desnutrição infantil”, acrescentou a gestora.
Ainda de acordo com a superintendente, o valor total do benefício é de R$ 1.200, sendo 200 reais mensais. “Esse valor será pago durante seis meses. E, ao longo de 12 meses, as famílias serão acompanhadas por um técnico da Assistência Social”, explicou Janaína Mapurunga.