O Atlético-MG volta a campo neste sábado (28) e, embalado após a classificação às semifinais da Copa Libertadores, encara o Palmeiras pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se enfrentam no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A bola rola a partir das 18h30 (de Brasília).
Focado apenas na competição mais importante do país, o Alviverde Paulista, o atual bicampeão nacional (2022 e 23), tenta se aproximar do Botafogo, líder da atual edição. O Alvinegro, por sua vez, tenta embalar a segunda vitória consecutiva e seguir na briga para figurar, pelo menos, entre os seis primeiros.
Escolha pelo estádio
Como o Allianz Parque receberá show do britânico Eric Clapton e também sem poder utilizar a Arena Barueri – o estádio é administrado por uma das empresas de Leila Pereira, presidente do clube paulista -, que está em fase de troca do gramado, o Palmeiras optou por exercer o mando de campo no Brinco de Ouro.
Esta será a primeira vez que as equipes se enfrentarão no estádio do Guarani. Contudo, para o Galo não será novidade atuar por lá. Inclusive, o retrospecto é bem positivo para os mineiros, que farão o 19º jogo no ‘Brinco’.
Nos 18 confrontos, o Alvinegro venceu seis, empatou sete e perdeu outros cinco. Foram 17 partidas contra o Bugre e outra contra a Ponte Preta. No estádio, o Galo marcou 18 gols e sofreu 17.
Milito poupará titulares
De olho também na semifinal da Copa do Brasil, Gabriel Milito poupará alguns titulares neste final de semana. Na quarta-feira (2), o Alvinegro recebe o Vasco na Arena MRV, no jogo de ida. A bola rola partida está marcada para 19h15 (de Brasília).
O zagueiro Lyanco, o meio-campista Bernard e o atacante Paulinho estão de fora do jogo. O zagueiro sofreu uma entorse no joelho direito e será poupado; Bernard teve confirmada uma ruptura do ligamento colateral medial no joelho direito; Paulinho ficou de fora por controle de carga.
Além dos novos integrantes, continuam no departamento médico do Galo o lateral-direito Renzo Saravia, com lesão muscular, o meia Matias Zaracho, que se recupera de cirurgia de hérnia do esporte, o volante Otávio e o atacante Alisson, que já fazem o processo de transição.
Palmeiras sonha com o caneco
Com quatro vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro após a eliminação na Libertadores, o Palmeiras está embalado para enfrentar o Atlético. Nos quatro confrontos — contra Cuiabá, Athletico-PR, Criciúma e Vasco — foram 13 gols marcados e nenhum sofrido.
Diferentemente do Galo, que ainda disputa competições como Copa do Brasil e Libertadores, o Verdão está focado exclusivamente no Brasileirão e busca alcançar o líder Botafogo na pontuação.
Mesmo mais descansado com o calendário atual, o Palmeiras sofre com jogadores lesionados antes da partida contra o Alvinegro. Os laterais Marcos Rocha e Mayke têm problemas físicos, assim como o atacante Estêvão e o goleiro reserva Marcelo Lomba. Richard Ríos e Zé Rafael — considerados titular e reserva da posição de segundo volante, respectivamente — estão suspensos.
Milito suspenso
Com três cartões amarelos acumulados, o último recebido no duelo com o Red Bull Bragantino, o técnico Gabriel Milito terá que cumprir suspensão e não estará à beira do gramado. O auxiliar Leandro Ávila será o responsável por comandar os jogadores da área técnica.
Abel Ferreira liberado
Inicialmente suspenso pelo STJD por fazer gesto obsceno em partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, o técnico Abel Ferreira está liberado para a partida. O Verdão conseguiu um efeito suspensivo para o treinador e tentará reverter a pena de dois jogos de suspensão.
Situação das equipes
Com 53 pontos conquistados, em 27 jogos disputados, a equipe do português Abel Ferreira aparece na segunda colocação da Série A. O Botafogo, líder, tem três a mais. Na última rodada, o time paulista, como visitante, derrotou o Vasco por 1 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília.
O Galo, por sua vez, tem 36 pontos, em 25 partidas realizadas, e inicia a 28ª rodada na nona colocação. O time vem de goleada por 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, em jogo disputado na Arena MRV. Na ocasião o técnico Gabriel Milito poupou os titulares, pensando na “decisão” contra o Fluminense, pela Libertadores.
Palmeiras
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno e Fabinho; Raphael Veiga, Maurício e Felipe Anderson; Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Atlético
Everson; Mariano, Fuchs, Alonso e Rubens; Fausto Vera, Battaglia (Paulo Vitor) e Igor Gomes; Palacios, Hulk e Deyverson (Cadu). Técnico: Leandro Ávila
- Data: 28 de setembro de 2024 (sábado)
- Horário: 18h30 (de Brasília)
- Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Luiz Cláudio Regazone
- VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
- Transmissão: Amazon Prime, Globo, Premiere, SporTV HD