Nesta terça-feira (30), Corinthians e São Paulo entram em campo para o primeiro clássico da temporada de ambas as equipes. A bola rola às 19h30 (de Brasília) na Neo Química Arena, casa da equipe alvinegra, na Zona Leste de São Paulo.
O jogo é válido pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
A má sequência de resultados do Corinthians aumentou a pressão sobre o técnico Mano Menezes e seus comandados. Após vencer o Guarani na estreia, a equipe acabou derrotado por São Bernardo e Ituano nas duas rodadas seguintes.
Até por isso, é improvável que Mano Menezes descanse algum de seus titulares. As ausências ficam por conta do lateral-esquerdo Diego Palacios e do zagueiro Gustavo Henrique, entregues ao departamento médico.
Em jogo, também, um tabu que dura quase dez anos na Neo Química Arena. O São Paulo nunca venceu uma partida no estádio corintiano, construído em 2014 para a Copa do Mundo no Brasil.
O Tricolor Paulista vive uma semana decisiva depois de largar invicto no início da temporada. A equipe disputou três jogos pelo Paulistão, até o momento, com duas vitórias e um empate. É líder do grupo D, com sete pontos somados ao lado do São Bernardo.
Esse desempenho foi conquistado com um rodízio de jogadores no time titular. Mas, para esta semana, o São Paulo abre uma sequência de dois clássicos seguidos. Depois do embate com o Corinthians, a equipe encara o Palmeiras, no próximo domingo (4), pela Supercopa do Brasil.
Para o duelo contra o Corinthians, o Tricolor Paulista inscreveu o lateral-direito Rafinha e o meio-campista Michel Araújo no Paulistão. Além deles, os atacantes Erick, que tinha dores na região da costela, e Lucas, que se recuperava de dores musculares, treinaram integralmente com o grupo. Dos quatro, Rafinha e Lucas devem aparecer entre os titulares.
Corinthians: Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele, Maycon, Matheus Araújo e Matías Rojas; Ángel Romero e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco (Diego Costa) e Welington; Pablo Maia, Luiz Gustavo (Alisson), Lucas (Wellington Rato), Galoppo (Luciano) e Ferreira; Jonathan Calleri. Técnico: Thiago Carpini
- Data e horário: 30 de janeiro de 2024 (terça-feira), às 19h30 (de Brasília)
- Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
- Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
- Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
- Transmissão: Cazé TV