É dia de Copa do Brasil em Salvador. Bahia e Criciúma se enfrentam nesta terça-feira (30), pelo jogo de ida da terceira fase da competição, na Arena Fonte Nova. O confronto entre as equipes envolve um tabu histórico. Em 10 jogos oficiais disputados contra o Esquadrão de Aço na capital baiana, o Tigre nunca venceu. São cinco vitórias e cinco empates tricolores.
O último encontro entre os clubes em Salvador aconteceu em abril de 2022, pela Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano. O Bahia venceu por 2 a 1.
Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (29), o meia Jean Lucas destacou a importância de fazer um bom jogo dentro de casa. Afinal, a volta será no Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). “O fator casa é muito importante. [Temos que] Fazer logo o placar nesse primeiro jogo para ir mais leve para o segundo. A Copa do Brasil é muito traiçoeira. Temos que matar logo no primeiro jogo”, afirmou o jogador.
- Bahia 2 x 1 Criciúma – Brasileiro de 1996
- Bahia 2 x 2 Criciúma – Série C de 2006
- Bahia 2 x 0 Criciúma – Série B de 2008
- Bahia 2 x 2 Criciúma – Brasileiro de 2013
- Bahia 0 x 0 Criciúma – Brasileiro de 2014
- Bahia 1 x 0 Criciúma – Série B de 2015
- Bahia 2 x 0 Criciúma – Série B de 2016
- Bahia 2 x 1 Criciúma – Série B de 2022
A única derrota do Esquadrão de Aço na Fonte em 2024 foi na rodada de abertura do Campeonato Baiano, para o Jequié-BA, por 1 a 0. À época, o Tricolor mandou a campo uma equipe sub-20, já que o time principal fazia pré-temporada em Manchester, na Inglaterra.
Desde então, são 12 vitórias e um empate, com 33 gols marcados e apenas cinco sofridos. No último sábado (27), a equipe treinada por Rogério Ceni bateu o Grêmio por 1 a 0, pela 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Tanto Rogério Ceni quanto Cláudio Tencati devem fazer mudanças em relação aos times que atuaram na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Do lado tricolor, o zagueiro Victor Cuesta treinou normalmente nesta segunda-feira (29) e deve ficar novamente à disposição. Ele passou, recentemente, por um processo cirúrgico no nariz e foi desfalque contra o Grêmio. O lateral-esquerdo Ryan e o volante Acevedo seguem em recuperação de suas respectivas lesões e ainda não podem jogar.
No último sábado (27), após a vitória sobre o Grêmio, Ceni disse que esperava fazer “uma ou duas trocas” na equipe titular, em virtude da maratona de jogos.
O Tigre, por sua vez, não poderá contar com o volante Barreto, que recebeu cartão vermelho na segunda fase da Copa do Brasil, contra o Operário-MT, e cumpre suspensão. O atacante Arthur Caíke já jogou a competição pelo Sport e também está fora.
Há uma dúvida em relação ao goleiro Matheus Teixeira. Ele pertence ao Bahia – está emprestado ao Criciúma – e, para atuar contra o ex-clube, o Tigre precisa pagar uma multa. O arqueiro está com o restante da delegação em Salvador (BA), mas tem sido reserva.
Bahia: Marcos Felipe; Arias (Gilberto), Gabriel Xavier, Victor Cuesta (Kanu) e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro (Carlos de Pena); Thaciano (Biel) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Higor Meritão, Newton, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Bolasie e Felipe Vizeu (Eder). Técnico: Cláudio Tencati.
- Data e horário: 30 de abril de 2024 (terça-feira), às 19h (de Brasília)
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Auxiliares: Renan Aguiar da Costa e Anderson da Silva Rodrigues (ambos do CE)
- Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa-RJ)
- Transmissão: Sportv e Premiere