O Palmeiras, com um time reserva e pouca inspiração, segurava um empate com o Bragantino nesta quarta-feira (31), no estádio Nabi Abi Chedid, até os minutos finais. Mas, aos 43 minutos, o argentino Flaco López decidiu a partida e decretou mais uma vitória do Alviverde. O placar de 1 a 0 engatou a terceira vitória seguida dos palestrinos no Campeonato Paulista.
O resultado ainda fortalece o time de Abel Ferreira para a disputa da Supercopa Rei, que acontece neste domingo (4), contra o rival São Paulo, no Mineirão. Do outro lado, a Massa Bruta tem um início ruim como mandante e não venceu os três jogos que disputou em casa – são duas derrotas e um empate.
Com a primeira vitória fora de casa no Paulistão, o Palmeiras lidera o grupo B com folga. São dez pontos somados. O Bragantino, por sua vez, lidera o grupo C, com quatro pontos.
O Palmeiras pausa a disputa do Campeonato Paulista para decidir a Supercopa do Brasil, às 16h (de Brasília) deste domingo (4). A equipe enfrenta o São Paulo no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Já o Bragantino segue no Campeonato Paulista e visita o Santo André, no estádio Bruno José Daniel, às 11h do próximo domingo, pela quinta rodada da competição.
O Palmeiras começou bem a partida, apesar de apenas o zagueiro Luan ter sido mantido entre os titulares em relação à última rodada. A defesa bem postada em uma linha de quatro defensores, ganhava o reforço de Caio Paulista pelo lado esquerdo quando o Alviverde estava sem a bola e impedia os avanços dos rivais.
No ataque, John John chamou o jogo e conseguiu distribuir bem a bola. Aos 11 minutos, foi ele quem abriu as chances de gol da partida com um chute rasteiro, desviado para escanteio. Após a cobrança, foi a vez de Caio Paulista obrigar Cleiton a fazer boa defesa.
Aos 30 minutos e pressionado, o técnico Pedro Caixinha decidiu alterar o plano tático do Bragantino. Sacou o zagueiro Lucas Cunha e colocou o volante Jadsom em campo. Com a mudança, os donos da casa encaixaram a marcação.
O jogo se equilibrou, e as chances de gol evaporaram até que, aos 42 minutos, Eduardo Sasha cruzou à meia altura e Vitinho, de carrinho, não abriu o placar por muito pouco. Dois minutos depois, o Palmeiras respondeu com Fabinho, com um chute perigoso de fora da área. O placar em 0 a 0 do primeiro tempo terminou sendo justo.
A etapa final abriu com o Bragantino controlando mais o jogo. A equipe mandante ampliou a posse de bola e chegou a bater 67% nesse recorte do embate. Nesse cenário, Luan Cândido quase abriu a contagem.
Retraído, Abel Ferreira mostrou insatisfação à beira do campo e lançou quatro mudanças em um intervalo de dez minutos. Mas, o cenário pouco mudou até que o Palmeiras tirou da cartola uma bela trama pelo lado direito.
Aos 43 minutos, Garcia foi até a linha de fundo e acertou um cruzamento na medida para Flaco López cabecear e decretar a vitória alviverde.
Bragantino
Cleiton; Léo Ortiz, Lucas Cunha (Jadsom) e Luan Cândido; Andrés Hurtado (Nathan Mendes), Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Juninho Capixaba; Helinho (Borbas), Vitinho (Talisson) e Eduardo Sasha (Nacho Quintana). Técnico: Pedro Caixinha
Palmeiras
Marcelo Lomba; Garcia, Luan, Naves e Vanderlan; Aníbal Moreno, Fabinho (Gabriel Menino), Luis Guilherme (Estêvão), Jhon Jhon (Murilo) e Caio Paulista (Richard Ríos); Breno Lopes (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira
Gol
Flaco López (43min1ºT)
Cartões amarelos
Juninho Capixaba (Bragantino); Fabinho, Gabriel Menino, Garcia (Palmeiras)
Público: 6.589 pessoas
Renda: R$ 317.465,00
Motivo: quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista
Data: 31 de janeiro de 2024 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Auxiliares: Evandro de Melo Lima e Leandro Matos Feitosa
Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Góis