Após a frustrante reta final do Campeonato Brasileiro de 2023, o Botafogo evitou o discurso de “terra arrasada”, mas colocou em prática uma reformulação silenciosa do elenco profissional. Ao todo, o departamento de futebol já realizou 20 movimentações no mercado de transferências, com a chegada de sete reforços e a saída de quatro titulares da última temporada.
O zagueiro Pablo, vindo do Flamengo por empréstimo, foi o último dos sete reforços anunciados. O clube ainda busca mais nomes do mercado. A prioridade é a chegada de um lateral-direito. A três semanas de estrear na fase preliminar da Libertadores, Tiago Nunes não tem um nome da posição neste momento.
As chegadas de de reforços Luiz Henrique, Jeffinho e Savarino, por outro lado, fizeram o clube abrir mão de Segovinha e Carlos Alberto, por exemplo. Os dois foram reservas bastante utilizados em 2023, mas defenderão o Molenbeek, da Bélgica, neste primeiro semestre. O clube também pertence a John Textor.
O comando do futebol não teve mudanças radicais após o ano de 2023. Augusto Oliveira iniciou como gerente de futebol e Fábio Mathias apresentou-se como auxiliar técnico permanente do time principal, mas André Mazzuco, diretor de futebol, Alessandro Brito, Head Scout, e Tiago Nunes, treinador, deram sequência ao trabalho.
Após o empate com o Nova Iguaçu no sábado (2), com gol sofrido no fim como repetiu-se no fim de 2023, o técnico Tiago Nunes falou sobre a dificuldade do time em segurar resultados. De acordo com o treinador, o clube tem buscado soluções internas, mas o fato também motivou a busca por uma mudança de perfil no grupo.
“A gente tem sido repetitivo nesse sentido, a gente conversa de forma coletiva e individual. Fizemos alguns trabalhos com profissionais vindos de fora do Botafogo para tentar evoluir nesse sentido. Só que isso também tem um grau de melhora. Depois tem a pré-disposição natural da pessoa para atingir o seu máximo de performance. Quando você chega num ponto em que não existe mais melhora, você tem que mudar a pessoa, mudar o atleta. Já mudamos o contexto, já mudamos a forma, e o que não se mudou muitas vezes foi o atleta”, afirmou Tiago Nunes, antes de seguir.
“Então a gente está buscando, dentro do próprio grupo, atletas que consigam entregar essa capacidade de sustentar os resultados. A própria direção também está trabalhando nesse sentido, buscando reforços para renovar o perfil do elenco. E, através dessa renovação, conseguir evoluir. Essa é a única forma que eu conheço e acredito”, completou.
Chegadas: John (G), Pablo, Lucas Halter e Alexander Barboza (Z), Jeffinho, Savarino e Luiz Henrique (A)
Retornos: Luis Segovia (Z) e Kayque (V)
Saídas: Lucas Perri (G), Adryelson e Cuesta (Z), Di Plácido (LD), Lucas Fernandes e Gabriel Pires (M), Diego Costa e Luis Henrique (A)
Emprestados: Philipe Sampaio (Z), Carlos Alberto e Segovinha (A)