domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralCom recorde de queimadas, Pará declara emergência ambiental

Com recorde de queimadas, Pará declara emergência ambiental


Com o recorde de queimadas, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou na última terça-feira, 27, a assinatura de decreto de emergência ambiental no Estado, em que se proíbe o uso de fogo para o manejo de pastagem e limpeza de áreas rurais.

De acordo com comunicado, a medida foi tomada em resposta à grave situação ambiental enfrentada pelo Pará, que, segundo o governador, atingiu números alarmantes de focos de queimadas.

+ Governo Lula parece incapaz de lidar com as queimadas

“A decisão do governador foi fundamentada após emissão de notas técnicas por parte dos órgãos de monitoramento, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas)”, informou a assessoria de imprensa do governo de Barbalho.

De acordo com esses órgãos, a escassez hídrica e os impactos do fenômeno La Niña em 2024 têm “exacerbado a vulnerabilidade da região a desastres ambientais, incluindo incêndios florestais”.

+ Queimadas em agosto: SP registra aumento de 338%; MT, de 236%

O governador destacou que, apenas no mês de julho, o Pará registrou 3,3 mil focos de queimada, um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2023. “É uma marca histórica, nunca antes havíamos vivido tamanha dimensão de focos de queimada no Estado do Pará”, afirmou o governador.

O governador também chamou atenção para o agravamento do cenário em agosto, quando o número de focos de queimada subiu para 6,6 mil, um aumento de 40% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A nota técnica sobre as queimadas no Pará

Uma nota técnica emitida pela Semas que deu base ao decreto sancionado na terça-feira informa que, conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará registrou 14.794 focos de queimadas, entre 1º de janeiro e 26 de agosto de 2024. O Estado ficou atrás apenas de Mato Grosso que registrou 21.694 focos no mesmo período.

Conforme a Semas, a intensificação do número de queimadas no Estado exige ações imediatas e eficazes de fiscalização e controle. A nota da Secretaria de Meio Ambiente do Estado também diz que o avanço das queimadas no Pará está ligado às “condições climáticas adversas deste ano”. “Este cenário climático extremo exacerba a propagação das queimadas, tornando ainda mais desafiador o combate no Estado”, afirma a nota.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

O post Com recorde de queimadas, Pará declara emergência ambiental apareceu primeiro em Revista Oeste.


Via Revista Oeste
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui