quinta-feira, maio 22, 2025
InícioDestaqueCom quase metade dos municípios cadastrados, Piauí se destaca em projeto nacional...

Com quase metade dos municípios cadastrados, Piauí se destaca em projeto nacional sobre prevenção de desastres

O Piauí se tornou um dos principais parceiros do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (Cope), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoiado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Com menos de três meses de participação direta, o estado já cadastrou quase 50% dos municípios, demonstrando forte engajamento na iniciativa.

O projeto realiza, atualmente, uma pesquisa voltada à região Nordeste com o objetivo de mapear as Defesas Civis municipais e identificar suas capacidades estruturais e humanas para enfrentar situações de risco e desastres.

Para isso, é necessário que os municípios preencham um formulário de cadastro prévio. O avanço do Piauí nesse processo tem chamado a atenção da equipe coordenadora do projeto.

Foto: Projeto Cope

“Tivemos um salto significativo na catalogação do nosso estado, especialmente após as capacitações voltadas ao uso do sistema S2ID. Esse avanço mostra o comprometimento dos nossos gestores em entender como podemos evoluir e fortalecer cada vez mais a gestão de riscos e desastres”, destaca Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí.

O levantamento do Cope contribuirá para o diagnóstico das vulnerabilidades locais e para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa civil em todo o país. Ao fim da pesquisa, um relatório completo sobre os estados e municípios será emitido pelo projeto, assim ajudando no desenvolvimento da prevenção de riscos e desastres.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui