domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralCom o retorno das chuvas, prefeitura de Porto Alegre suspende aulas

Com o retorno das chuvas, prefeitura de Porto Alegre suspende aulas

A Prefeitura de Porto Alegre (RS) anunciou nesta quinta-feira, 23, que as aulas nas redes municipal e privada estão suspensas devido ao retorno das chuvas intensas. O Rio Guaíba, cujo nível permanece elevado, tem provocado novos alagamentos em áreas que estavam em processo de recuperação.

Como medida de contenção, o prefeito Sebastião Melo (MDB-RS) ordenou o fechamento das comportas da cidade para prevenir que a água retorne. Durante uma coletiva de imprensa, ele informou que a previsão de chuvas fortes foi divulgada pelo governo do Rio Grande do Sul e “amplamente disseminada” nas redes sociais da prefeitura.

“Estávamos cientes das chuvas, tínhamos previsões, o governo do estado divulgou e nós compartilhamos em nossas redes sociais, alertando sobre a possibilidade de chuvas de 60 a 100mm na Região Metropolitana”, disse Melo. “A chuva se intensificou especialmente esta manhã, com a Região Sul recebendo 100mm até o momento. O problema se estendeu para toda a cidade.”

As aulas ficarão suspensas até a sexta-feira, 24, para diminuir o tráfego de veículos e os riscos aos cidadãos do municípío. Melo também mencionou que as escolas municipais ficarão abertas para acolhimento.

Bairros inundados

Imagem das ruas alagadas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre (RS)
As enchentes afetam o Bairro Menino Deus desde o início do mês | Foto: Renan Barreto/Faz Capital

A intensa chuva da quinta-feira 23 resultou em elevação do nível da água e provocou novos alagamentos em vários bairros de Porto Alegre. Em certos locais, foi necessário interromper as atividades de limpeza.

A área central da cidade, que inclui os bairros Menino Deus e Praia de Belas, está em estado de alerta por causa da rápida elevação da água que emergiu de bueiros e bocas de lobo.

Na Rua José de Alencar, a inundação criou uma correnteza que interrompeu o trânsito em frente ao Hospital Mãe de Deus. No local, a limpeza do subsolo teve de ser pausada. Moradores e comerciantes evacuaram a área, e, em alguns pontos, a água já alcança a altura dos joelhos.

Estragos causados pela inundação também foram observados em ruas próximas à Avenida Praia de Belas, que incluem as ruas Botafogo, 17 de Junho, Coronel André Belo, Doutora Rita Lobato e Aureliano de Figueiredo Pinto. As vias ficam perto do Guaíba.

Medidas preventivas em Porto Alegre

As comportas foram fechadas pois há a previsão de que o nível do Guaíba aumente de 40 a 50 centímetros nos próximos dias. De acordo com o prefeito, a chuva deve começar a afetar o rio na sexta-feira. 

Maurício Loss, diretor do Departamento de Água e Esgoto Municipal, explicou que dez das 23 estações de bombeamento e drenagem da cidade estão em funcionamento. Ele acrescentou que as comportas ainda ajudam no escoamento das águas, mas serão fechadas se houver inversão do fluxo.

“Atualmente, as comportas auxiliam no escoamento, mas se percebermos que a água está entrando ao invés de sair, as fecharemos”, explicou. Isso provavelmente acontecerá hoje à tarde”

Questionado sobre um possível colapso no sistema de drenagem, Melo negou a possibilidade e evitou definir a situação como uma crise. Ele também mencionou o risco de fechamento do corredor humanitário devido ao desgaste da pista e pediu que apenas os envolvidos na operação de ajuda utilizem o local.

Além disso, solicitou que parceiros da prefeitura, voluntários e igrejas continuem a manter os abrigos ativos. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou que, desde a meia-noite até o início da tarde desta quinta-feira, a chuva acumulada em Porto Alegre variou entre 100mm e 130mm.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui