A primeira missão de Alexandre Mattos, anunciado oficialmente nesta segunda-feira (11), como novo diretor de futebol é definir a situação dos atletas emprestados ao clube até o final de dezembro. São os casos de Paulo Henrique, Praxedes, Robson e Sebastian, todos com prioridade de compra pelo Cruz-Maltino.
Sebastian é a única situação praticamente encaminhada. O atacante paraguaio, indicado por Ramón Díaz, sequer conseguiu fazer gol e vai retornar ao Houston Dynamo-EUA. O clube norte-americano, inclusive, já até divulgou a lista de relacionados para a pré-temporada com o jogador.
Robson pertence ao Nice-FRA, mas não está nos planos do clube francês. No Cruz-Maltino, ele também não é uma unanimidade na gestão do novo diretor, Alexandre Mattos. Certo é que o Vasco não irá pagar para ter o defensor em definitivo, mas negociar um novo empréstimo está nos planos. O jogador é visto com bons olhos pela comissão técnica para compor elenco.
A situação de Paulo Henrique é a mais complicada. Apesar de Díaz querer o jogador, o Vasco não tem um valor estipulado para a compra do lateral junto ao Atlético-MG. Com a concorrência de clubes da MLS, os cariocas vão precisar superar as ofertas de lá para ficar com o jogador em definitivo.
Já Praxedes é um dos jogadores de confiança do técnico Ramón Díaz e para ficar em definitivo o Cruz-Maltino precisa desembolsar cerca de R$ 26 milhões. Uma das primeiras missões de Mattos será conversar com o Red Bull Bragantino para baixar os valores, já que um novo empréstimo está fora de cogitação. O clube paulista acredita que ele voltará valorizado do Vasco.
Situações mais fáceis são dos atletas que acabam contrato, mas que só possuem vínculo com o Vasco. Zé Gabriel e Maicon, por exemplo, são titulares de Ramón Díaz. Rossi, por sua vez, renovará de forma automática, enquanto Alex Teixeira e Gabriel Dias não seguirão em 2024.