José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, definiu as 14 atletas inscritas para a segunda semana da Liga das Nações (VNL). O treinador contará com o retorno da central Thaisa. A atleta do Gerdau Minas foi poupada e não participou dos jogos do Brasil na primeira semana do torneio.
Thaisa ficou de fora das partidas do Rio de Janeiro como parte de recuperação de duas lesões. A jogadora, de 37 anos, se recuperou de problemas no pé e no joelho esquerdo.
Apesar de machucada, Thaisa foi parte essencial da temporada do Minas que terminou com título da Superliga Feminina, Supercopa do Brasil e do Sul-Americano de clubes.
Três jogadoras inscritas na VNL não foram relacionadas, mas foram indicadas por Zé Roberto e podem ser utilizadas ao longo da semana. É a situação das opostas Lorenne e Tainara, além da ponteira Helena.
As outras 13 jogadoras relacionadas para a partida são as jogadoras majoritariamente utilizadas ao longo da primeira semana de jogos. Na primeira semana de competição da VNL, o Brasil venceu os quatro compromissos (Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos e Sérvia).
A Seleção está na segunda colocação do torneio, atrás apenas da Polônia nos critérios de desempate.
O ponto triste da boa semana da Seleção Brasileira diante do torcedor no Rio de Janeiro foi a grave lesão de Júlia Kudiess. A jovem sofreu grave lesão no joelho direito durante a vitória sobre a Sérvia e está fora da sequência da temporada de Seleções.
Sem Júlia Kudiess, a tendência é que o trio de centrais para os Jogos Olímpicos de Paris seja formada por Carol, Thaisa e Diana. A possibilidade de levar uma ponteira a menos para ter o quarteto de centrais, que já foi especulada, deve perder força.
Formato da VNLA VNL conta com 16 equipes, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). A primeira fase acontece entre os dias 14 de maio a 16 de junho, com uma semana de intervalo entre cada. As equipes jogam 12 partidas no total, em sedes diferentes.
A fase final será disputada na Tailândia. A seleção anfitriã tem vaga garantida, junto dos sete mais bem colocados da primeira fase.