Nesta segunda-feira (3), o Governo do Piauí promoveu a quarta masterclass do programa CapacitIA, direcionada aos gestores da Secretaria de Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e Banco de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi). Paralelamente, iniciou-se a sexta turma do CapacitIA, destinada aos servidores da Secretaria de Saúde (Sesapi).
As masterclasses do CapacitIA são sessões introdutórias que apresentam aos gestores públicos os conceitos fundamentais e as aplicações práticas da inteligência artificial (IA) no setor público. Esses encontros buscam sensibilizar e engajar os líderes das instituições estaduais, demonstrando como esta tecnologia pode ser integrada às rotinas administrativas para otimizar processos e melhorar a eficiência dos serviços prestados à população.
O CapacitIA é um programa do Governo do Piauí voltado para a formação de servidores públicos estaduais no uso de inteligência artificial (IA) e ferramentas relacionadas. O programa é promovido pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi), e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).
Na semana anterior, os gestores da Sesapi participaram da masterclass, onde foram introduzidos aos conceitos de IA e suas possíveis aplicações na área da saúde. Agora, os servidores indicados por esses gestores estão participando de um curso intensivo de 20 horas, que aprofunda o conhecimento e capacita os profissionais para desenvolver soluções práticas que possam ser implementadas em suas respectivas áreas de atuação.
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destacou que a inteligência artificial pode contribuir significativamente para a modernização dos serviços públicos, reforçando que sua equipe fez questão de acompanhar a capacitação para aprimorar as ações da Junta Comercial nessa área. “Acreditamos que é através dessa capacitação e inclusão dos nossos servidores dentro dessa nova visão da inteligência artificial que poderemos melhorar cada vez mais os nossos serviços. A Junta Comercial já vem desenvolvendo ações nesse sentido e, com certeza, aqui vamos aprimorar ainda mais”, declarou.
O secretário de Inteligência Artificial, André Macedo, enfatizou que essa formação tem como objetivo incentivar a cultura do uso da inteligência artificial no serviço público. “A Junta Comercial já é um exemplo de tecnologia no estado e, sem dúvida, será um parceiro fundamental na adoção da inteligência artificial, puxando a inovação nesse processo”, assegurou.
O diretor de TI da Jucepi, Rafael Oliveira, ressaltou que o CapacitIA é uma iniciativa que fortalece o trabalho de digitalização que o órgão já desenvolve. “A ideia de formar os profissionais para utilizar a inteligência artificial e otimizar os processos dentro dos seus órgãos é algo realmente sensacional. Aplicar a IA dentro de cada um dos setores vai possibilitar que a gente se torne ainda mais digital”, acredita.
A superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Farias, também destacou o impacto da IA na modernização da educação pública do estado. “Estivemos com todo o time da Seduc e outras secretarias para conhecer um pouco mais do potencial da inteligência artificial no nosso dia a dia. Para a educação, essa ajuda é muito valiosa, pois trabalhamos com dados, com evidências, e temos muito trabalho pela frente. E lembrando que o Piauí, hoje, é o estado pioneiro das Américas no ensino de inteligência artificial na educação básica”, frisou.
O CapacitIA faz parte das iniciativas do Governo do Piauí para transformar o estado em um dos mais tecnológicos do país, promovendo a digitalização dos serviços públicos e a capacitação dos servidores para o uso eficiente da inteligência artificial. O programa é desenvolvido pela SIA, em parceria com o PIT e a Egepi.