terça-feira, novembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologiaCom novas regras, EUA se preparam para os 'carros voadores'

Com novas regras, EUA se preparam para os ‘carros voadores’

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos publicou a tão aguardada regulamentação de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical no país — ou, como são mais conhecidos, os carros voadores. Segundo o órgão, as regras vão traçar o caminho da “viagem aérea do futuro”.

Essa será a primeira categoria completamente nova de aeronaves civis desde que os helicópteros foram introduzidos na década de 1940. As operações incluem táxis aéreos, entrega de carga e uma variedade de operações em áreas urbanas e rurais.   

A regulamentação traz qualificações e treinamento para instrutores e pilotos, além de requisitos operacionais, incluindo altitudes mínimas seguras e visibilidade necessária. São elas:

  • Faz alterações em vários regulamentos existentes e estabelece um Regulamento Federal Especial de Aviação (SFAR) com novos requisitos para facilitar a certificação e o treinamento de instrutores e pilotos.  
  • Aplica requisitos operacionais de helicópteros a algumas fases do voo e adota uma abordagem baseada no desempenho para certas regras operacionais.  
  • Permite que os pilotos treinem em voo motorizado com um único conjunto de controles de voo; as regras legadas exigem dois controles de voo – um para o aluno e um para o instrutor. 
Mike Whitaker em evento de assinatura da nova regulamentação (Imagem: Joby Aviation/Divulgação)

“A FAA continuará a priorizar a segurança do nosso sistema enquanto trabalhamos para integrar perfeitamente tecnologia e operações inovadoras. Esta regra final fornece a estrutura necessária para permitir que aeronaves de elevação motorizada operem com segurança em nosso espaço aéreo”, disse o administrador da FAA, Mike Whitaker.

Aeronaves verticais para o futuro

Chamada de eVTOL, esse tipo de aeronave usa rotores de inclinação que permitem a decolagem e o pouso vertical como um helicóptero, fazendo a transição para um voo com asas fixas, como um avião.

Startups americanas vêm investindo nessa modalidade, como Joby Aviation, Archer e Wisk, o que exigiu da FAA uma regulação para projetos de elevação motorizada.

Um conjunto de regras chegou a ser anunciado no ano passado, mas foi criticado por parte da indústria por ser muito rígido, segundo o site The Verge

Aeronave elétrica vertical da Archer (Imagem: Archer Aviation/Divulgação)

“A nova regulamentação garantirá que os EUA continuem a desempenhar um papel de liderança global no desenvolvimento e adoção de voos limpos”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, em uma declaração.

O processo de certificação é longo e ainda não há aeronaves de elevação motorizada em operação comercial nos Estados Unidos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui