Para quem não se lembra, o formato dos Stories existe há mais de uma década e nasceu com o Snapchat, que nunca chegou a ser um fenômeno aqui no Brasil.
Os vídeos curtos, por outro lado, se mostraram um dos maiores acertos das redes sociais. O TikTok se fez a partir desse princípio. O Instagram veio esteira do sucesso do concorrente, e hoje virou uma plataforma quase feita inteiramente dessas pequenas gravações.
Leia mais
Mas não só esses dois. O Facebook também possui um Stories para chamar de seu. Assim como o YouTube e seus Shorts. E, como informamos aqui no Olhar Digital, até mesmo a Twitch se rendeu e lançou um formato parecido no ano passado.
Inicialmente, a plataforma popular entre os gamers permitia apenas a publicação de fotos e textos dentro desse recurso. A partir de agora, porém, a empresa abriu também para vídeos de até um minuto de duração.
Como vai funcionar
- De acordo com a Twitch, “no período de lançamento do recurso, somente Parceiros e Afiliados com pelo menos uma transmissão de 45 minutos ou mais nos 30 dias anteriores poderão criar stories”.
- Além disso, alguns streamers também poderão publicar stories somente para seus inscritos, desde que estejam qualificados para essa opção.
- A empresa explica que esses vídeos curtos só poderão ser vistos por seguidores dos canais.
- Os vídeos de até 60 segundos poderão ser gravados dentro do próprio aplicativo ou poderão ser baixados do rolo da câmera do celular.
- Uma diferença da Twitch para outras plataformas é que o Story dela dura 48 horas e não 24, como é o caso da rede social da Meta.
- A Twitch vê o novo recurso como uma forma de elevar a interação dos streamers com os seus espectadores.
- Normalmente, os usuários costumam acessar a rede social quando estão no PC apenas.
- Com o novo recurso, a plataforma aposta na utilização mais frequente também quando eles estiverem em movimento, a partir de seus smartphones.
Uma jogada de mercado
A permissão para publicação de vídeos também tenta pegar uma fatia de streamers que hoje se veem “obrigados” a publicar esse tipo de conteúdo em outras plataformas.
Por exemplo: um streamer famosinho na Twitch não consegue postar um vídeo na própria rede chamando para uma live. Ele faz isso no Instagram ou no TikTok. A empresa quer tenta mudar esse costume.
Além disso, aposta na alimentação frequente da nova ferramenta com vídeos de bastidores e da rotina dessas pessoas, assim como funciona nas outras redes sociais.
Se vai dar certo? Olha, eu duvido muito que alguém que viva disso vai passar a publicar Stories somente na Twitch. Quanto mais gente um influenciador alcançar, melhor. Ou seja, a tendência é que ele continue usando o Insta e o TikTok.
Mas vale dar uma conferida. Só tomando aquele cuidado de sempre: se não prestar atenção, você pode ficar uma hora sem parar assistindo a esses vídeos. E sem perceber…
As informações são do Tech Crunch.