O volante Rodri, do Manchester City, foi eleito pela Fifa o melhor jogador do Mundial de Clubes de 2023. Walker, lateral do City, ficou em segundo, e o colombiano Jhon Arias, do Fluminense, completou o pódio.
Apesar de jogar em uma posição que não costuma ser reconhecida em prêmio individuais, o espanhol Rodri conseguiu quebrar essa barreira e conquistou o terceiro troféu de melhor jogador em 2023.
Ele também havia sido eleito o melhor da última Champions League, vencida pelo Manchester City com gol do próprio Rodri, e MVP da Liga das Nações, conquistada pela Espanha.
Aos 26 anos, o volante Rodri pode dizer tranquilamente que viveu a temporada dos sonhos em 2022-23.
Ele foi eleito o MVP do torneio que marcou o fim da fila de 11 anos sem título da Seleção Espanhola — a Espanha venceu a Croácia, nos pênaltis,, na Holanda. Ele converteu uma das cobranças de La Roja.
O volante tem um equilíbrio de ações que encanta Pep Guardiola: a solidez defensiva e as chegadas fulminantes no ataque. Foi de Rodri o gol do título inédito do time inglês na Liga dos Campeões, contra a Inter de Milão.
Rodri termina a temporada o ano de 2023 com quatro grandes troféus pelo clube: Mundial, Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra, além da Liga das Nações com a Espanha.
Faltou apenas o título da Copa do Mundo do Catar, em dezembro. Com Rodri como titular absoluto, a Espanha foi eliminada nas oitavas de final para Marrocos, nos pênaltis.