sábado, novembro 23, 2024
InícioEsporteCom gols e espírito de líder, Luiz Gustavo chama atenção em recomeço...

Com gols e espírito de líder, Luiz Gustavo chama atenção em recomeço no São Paulo

Luiz Gustavo pisou no gramado do MorumBis, na rodada de abertura do Campeonato Paulista, faltando apenas nove minutos para o duelo com o Santo André acabar. Ali, a vitória por 3 a 1 já era certa.

Mas, para o volante de 36 anos, valia muito mais do que o placar apontava. Era um sinal do recomeço após sete meses, duas semanas e seis dias.

Esse foi o tempo exato em que Luiz Gustavo estava sem jogar desde que deixou o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Pelo time do Oriente Médio, ele participou do empate em 0 a 0 com Al Fateh no dia 31 de maio do ano passado. Atuou durante os 90 minutos.

Desde então, viveu um hiato rompido apenas com a camisa tricolor e que hoje traz números animadores (veja a seguir), em uma postura que inspira até o próprio comandante Thiago Carpini e pode virar arma para a decisão da Supercopa, contra o Palmeiras, às 16h (de Brasília), deste domingo, no Mineirão.

  • 40 minutos por jogo em média
  • 2 gols marcados dentro da área (1 gol com a perna esquerda e 1 gol de cabeça)

91% dos passes certos por partidas

(Números do Sofascore)

Depois do começo discreto contra o Santo André, a empolgação cresceu na terceira rodada do Estadual, quando Luiz Gustavo voltou a atuar pelo São Paulo. A partida contra a Portuguesa também foi a estreia dele como titular, e Luiz Gustavo fez mais do que se esperava de um volante com características defensivas ao marcar o gol da vitória, usando a perna esquerda após a cobrança de escanteio.

 

Na última terça-feira (30), ele voltou ao banco de reservas, mas, assim que deixou de ser espectador da partida, foi um dos responsáveis por garantir a vitória de 2 a 1 sobre o Corinthians. Ele marcou um gol de cabeça, o segundo do confronto que quebrou um tabu de quase dez anos do São Paulo.

A equipe nunca tinha vencido o rival alvinegro na Neo Química Arena.

A largada positiva de Luiz Gustavo, jogador que disputou a Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil e é multicampeão pelo Bayern de Munique, é resultado de entrega. Segundo informações do jornalista André Hernan, ele passou a morar no CT da Barra Funda para melhor se ambientar ao clube nesse começo pelo São Paulo.

Exemplo para o próprio técnico

Além da entrega, outra característica de Luiz Gustavo é a liderança. Em pouco tempo de clube, o jogador virou referência até para o técnico Thiago Carpini, que é apenas três anos mais velho do que ele.

Após a vitória sobre o Corinthians, o treinador exaltou uma atitude específica do volante e revelou que tem observado o comportamento dele e absorvido as lições para a própria caminhada profissional.

“Um cara muito positivo, muito trabalhador, muito profissional, né? Antes do jogo ali, mesmo não iniciando a partida, ele passou para falar com cada um dos atletas. Isso eu achei uma atitude nobre, fantástica. Um cara também que fica tantos anos jogando em alto nível na Europa não é à toa. Ele tem o porquê disso tudo. E a gente começa a fazer essas reflexões e começa a trazer para a minha vida, para a minha realidade, para o que eu quero para mim”, declarou Carpini.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui