segunda-feira, setembro 30, 2024
InícioGeralcom excesso de chuva, rua desmorona em Gramado (RS)

com excesso de chuva, rua desmorona em Gramado (RS)

Uma rua de Gramado, no Rio Grande do Sul, desmoronou em decorrência do acumulado de chuva que caiu na cidade ao longo do fim de semana. O colapso ocorreu neste domingo, 12.

O forte fluxo das águas causou uma infiltração em uma pista de asfalto do bairro Piratini. Por questões de segurança, os moradores foram evacuados.

O boletim mais recente da Prefeitura de Gramado informou que, no total, 974 pessoas estão desalojadas por causa da instabilidade climática.

O relatório detalhou vários problemas nos imóveis impactados, como novas infiltrações e deslizamentos de terra, além de casas que foram completamente destruídas. Os deslizamentos causaram sete mortes.

Evacuações em Gramado

No último sábado, 11, a prefeitura emitiu alerta para evacuação de 16 pontos do município. Quatro deles estão em monitoramento constante: Bairro Três Pinheiros, bairro Piratini, loteamento Orlandi e condomínio Alphaville.

Além disso, a Defesa Civil evacuou pessoas de 11 locais, que incluem seis bairros e cinco áreas rurais: Piratini, Três Pinheiros, Centro, Bavária, Planalto, Várzea Grande, linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo, afetando 142 áreas no total.

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul atingiram 447 de 497 municípios, o que corresponde a 90% do Estado. O número de mortos subiu para 147. São 127 desaparecidos e 2,1 milhões de afetados.

Mais de 619 mil pessoas estão fora de suas casas. Dessas, 80.826 estão em abrigos e 538.241 em casas de amigos, conhecidos ou parentes. As estatísticas são da Defesa Civil do RS, que disponibilizou um novo boletim na manhã desta segunda-feira, 13.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui