A executiva do Diretório Municipal do PT em São Paulo se reúne, nesta terça-feira (16), a partir das 17h, para discutir a eleição na capital paulista.
O encontro acontece em meio ao debate sobre a volta de Marta Suplicy (sem partido) ao PT, a escolha do nome que será vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) para a Prefeitura de São Paulo e a proposta de prévias para essa decisão feita pelo deputado estadual Eduardo Suplicy.
Em entrevista à CNN, a vereadora Luna Zarattini, que faz parte da executiva do PT paulistano, disse que entre os objetivos da reunião está o debate do motivo da não realização de prévias.
E ainda “fazer a discussão de como vamos articular a chegada da Marta, com a filiação, de como a gente vai fazer esse processo, que temos julgado ser uma chapa que tem grandes chances de vitória”, prosseguiu Zarattini.
Ainda não há definição sobre uma data para a refiliação de Marta ao partido.
Ela deixou a gestão de Ricardo Nunes (MDB), adversário de Boulos, após participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele lhe ofereceu a vaga na chapa de Boulos, de acordo com fontes da CNN. A indicação cabe ao PT após um acordo costurado durante as eleições de 2022.
No último sábado (13), a ex-prefeita esteve em um almoço com Boulos. Eles discutiram questões referentes ao pleito.
Segundo o pré-candidato, Marta “está muito animada para organizar e fazer campanha” e afirmou que ela “agrega profundamente” em seu projeto para a cidade.
Marta, por sua vez, só se manifestou pelas redes sociais e disse que a “hora é a de nos unirmos para construirmos a mais ampla frente política e social para o progresso e o desenvolvimento da cidade de São Paulo”.
No sábado, antes do encontro em Marta e Boulos, Eduardo Suplicy lançou o nome da vereadora Luna Zarattini para disputar uma eventual prévia do PT para a escolha de vice.
“Propus a ela que pudesse ser uma mulher e pudesse inclusive participar de uma prévia para que a decisão para que a candidata a vice-prefeita seja feita da forma mais clara possível, de acordo com a tradição do PT”, afirmou Eduardo Suplicy à CNN.
À reportagem, Zarattini afirmou que ficou muito feliz e surpresa com a indicação. Entretanto, avaliou que seu papel é como vereadora, “fazendo uma atuação combativa na Câmara”.
Principal ligação entre Marta e o PT neste momento, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) afirmou que não há candidatos para a realização de prévias para o posto de vice. Falcão esteve na reunião de Lula com a ex-prefeita e também no almoço de sábado (13).
“Nós vamos fazer prévia entre quem? Não tem candidato, não tem candidata. O próprio histórico do PT — eu estou no PT há mais de 40 anos –, que eu me recorde, nunca houve prévia de vice. Já houve prévia para candidato a vereador, a prefeito, mas a vice nunca existiu”, afirmou Falcão no sábado.
Por sua vez, Suplicy disse que irá ponderar a questão na reunião do diretório, mas que irá respeitar se não houver acordo. “É legitima a opinião do Rui Falcão, mas a minha também é legitima”, disse o deputado estadual à CNN no sábado.
VÍDEO – “É importante ouvir quem apoia outra candidata”, diz Suplicy
Compartilhe: