Depois das chuvas do último fim de semana, municípios do interior do Rio Grande do Sul voltaram a sofrer com enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. A Defesa Civil gaúcha informou que 19 cidades reportaram danos em razão da água, enquanto outras já iniciaram operações de resgate de famílias.
Entre o domingo 16 e a segunda-feira 17, em Estrela e Muçum, o Rio Taquari subiu de 12,85 para 22,18 metros e de 2,43 m para 15,66 m, respectivamente.
A Prefeitura de São Sebastião do Caí iniciou uma operação de resgate das famílias que vivem nos bairros mais atingidos pelas chuvas e também de populações ribeirinhas. O volume das águas do Rio Caí foi de 4,28 m para 14 m.
Bombeiros conduziram os moradores mais afetados para abrigos, depois de a cota de o volume de água atingir a cota de inundação, de 10,5 m. Nesta segunda-feira, 17, aulas escolares, serviços públicos e atendimentos nos centros de atenção psicossocial foram suspensos.
Aumento das chuvas afetaram Três Coroas e São Luiz do Gonzaga
Em Três Coroas, cerca de 300 pessoas precisaram deixar suas casas e buscar abrigos. O Rio Paranhana ultrapassou a cota de inundação e alagou diversas vias da cidade.
De acordo com os bombeiros, as inundações das chuvas de maio podem ter alterado leitos e profundidades. Por isso, os órgãos públicos ainda não têm as novas contas de cotas de inundação. A corporação ainda afirmou que acompanha áreas de risco e monitoram encostas.
Já na cidade de São Luiz do Gonzaga, cerca de 1,2 mil casas foram destelhadas ou sofreram avarias. Uma forte tempestade castigou o município, na noite do último sábado, 15, e afetou diretamente 15 mil pessoas.