13.895 pessoas vão concorrer aos cargos de níveis médio e superior disponibilizados pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por meio de concurso público. Os números foram anunciados nesta terça-feira (9) pela Idecan, banca realizadora do certame. A concorrência da prova, que vai ser realizada no próximo domingo (14), está em 207 candidatos para cada uma das 67 vagas.
Os cargos estão divididos em 54 de nível superior e 13 de nível médio. Ainda vão ficar 134 concorrentes ocupando o cadastro de reserva do certame. De acordo com o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), a expectativa com o concurso é de que a Casa chegue a ampliar o seu quadro de funcionários efetivos com 201 novos servidores.
Segundo a membra da comissão especial de acompanhamento do concurso, Nayara Suyanne, as inscrições ficaram dentro das expectativas da gestão da Alepi. “Teremos um concurso com 24 especialidades de nível superior e sete de nível médio. São cargos que exigem uma qualificação técnica muito específica para atingir o maior objetivo do certame, que é responder às necessidades de funcionamento da Casa e o interesse público”, explica a servidora.
Acompanhamento da Alepi nos locais de prova
Nesta semana, a Idecan disponibilizou em seu site o link para os candidatos consultarem os seus locais de prova. Ao todo, 23 escolas de Teresina vão ser utilizadas para a aplicação dos testes. Os portões dos prédios vão ser abertos a partir das 7h para os concorrentes de cargos de nível médio que devem responder às questões entre as 8h e às 12h, e a partir das 13h para os que buscam as vagas de nível superior. Estes têm o período de 14h às 19h para resolver as provas.
Entre as escolas que vão ser mais utilizadas estão o CEEP Monsenhor José Luís Barbosa Cortez (PREMEN SUL), o CEEP Professor João Mendes Olímpio De Melo (PREMEN NORTE), a Unidade Escolar Benjamin Baptista, no Centro, e o CETI Zacarias De Gois (LICEU PIAUIENSE).
A Alepi vai acompanhar de perto a realização das provas durante todo o domingo. “Estamos formando comissões que irão acompanhar todo o andamento do concurso para dar suporte à banca e aos candidatos. O objetivo é garantir transparência e lisura. Estaremos com representantes da comissão organizadora junto com membros da banca para acompanhar a aplicação das provas e também teremos uma comissão que vai acompanhar a parte de segurança da realização da prova. Tudo isso é com o intuito de dar suporte aos candidatos, principalmente”, detalhou Nayara Suyanne.