O sábado (2) foi especial para o Atlético-MG, na Arena MRV. Pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari venceu o Ipatinga por 3 a 0, em tarde de brilho de jogadores formados nas categorias de base do clube. Os gols foram marcados pelo meia/lateral Rubens, pelo atacante Cadu e pelo volante Rodrigo Battaglia.
Na semifinal, o Galo terá pela frente o América-MG. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentam no Independência e empataram por 1 a 1. Os duelos serão disputados nos dois próximos fins de semana, mas ainda sem data confirmada.
Como teve melhor campanha na fase de grupos, o Coelho joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para ir à final e quebrar a hegemonia do Galo na competição. O Alvinegro, por sua vez, terá que superar o Alviverde para seguir sonhando com o penta.
Para o duelo com o Tigre, Felipão fez várias mudanças na equipe. Pensando na semifinal do Mineiro, o comandante atleticano deixou fora da partida cinco atletas pendurados com dois amarelos. Cabe lembrar que na fase seguinte, os cartões não serão zerados.
Com isso, a dupla Hulk e Paulinho, o volante Otávio e os laterais Guilherme Arana e Renzo Saravia ganharam “folga forçada”.
Sem os astros do setor ofensivo, o Alvinegro foi a campo com uma dupla oriunda das categorias de base. Alisson e Cadu foram confirmados entre os onze.
Além dos pendurados, outros quatro atletas ficaram fora do confronto, por lesão. Foi o caso do lateral-direito Mariano, dos zagueiros Mauricio Lemos e Igor Rabello, e do meia Matías Zaracho.
Contratado em 2020, a pedido do técnico Jorge Sampaoli, o atacante Eduardo Vargas não deve vestir mais a camisa do Galo. Cortado do jogo com o Ipatinga, o chileno está a caminho do Fortaleza.
Os primeiros 45 minutos de bola rolando na Arena MRV foram de domínio dos donos da casa. Empurrados pela torcida, os jogadores partiram em busca de abrir o placar no início.
Aos 13, veio a recompensa. Aproveitando cruzamento vindo do lado esquerdo, Rubens, de cabeça, estufou a rede e correu para o abraço.
Duas vezes Cadu: o quase e o gol
Aos 24 minutos, Cadu quase ampliou. Aproveitando contra-ataque rápido puxado por Gustavo Scarpa e Alisson, o prata da casa recebeu na área, chutou cruzado, mas o goleiro adversário, espalmando a bola, evitou o tento.
Contudo, dois minutos depois, ele recebeu cruzamento da direita e, também de cabeça, deixou o dele. Foi o primeiro gol do jogador de 19 anos pela equipe principal do Atlético.
Para dar rodagem ao elenco e aproveitando da vantagem no placar, Felipão fez duas mexidas para a volta do intervalo. Alisson, que fez grande primeiro tempo, e Rubens, autor do primeiro tento, deram lugar a Pedrinho e Patrick.
Aos 14 minutos, o atacante Rafael Lopes recebeu livre na área, superou o goleiro Everson, mas não conseguiu diminuir o marcador. Apesar de balançar a rede, o jogador do Ipatinga estava em posição irregular.
A resposta do Galo veio minutos depois. Esperto na roubada de bola, o volante Rodrigo Battaglia puxou contra-ataque aos 17 minutos. Ele acionou Cadu, que devolveu a bola no jeito para que o argentino só tivesse o trabalho de deixar o dele.
Aos 21, Felipão acionou outro atleta oriundo da base. O volante Paulo Victor deixou o banco de reservas e entrou no lugar de Battaglia.
Atlético-MG
Everson; Edenilson, Bruno Fuchs, Jemerson e Rubens (Patrick no intervalo); Battaglia (Paulo Vítor), Igor Gomes (Isaac), Alan Franco e Gustavo Scarpa; Alisson (Pedrinho no intervalo) e Cadu. Técnico: Felipão.
Ipatinga
Douglas Baldini; Ézio, Alex Trindade, Nilo e Hebert (Pedrinho no intervalo); Marquinhos Bento, Paranhos (Júlio Simas), Vico (Alex Matos no intervalo) e Gerson Magrão; Luís Felipe (Raphael Lopes no intervalo) e PH. Técnico: Fabiano Braz.
Gols
Rubens, do Atlético, aos 13’/1ºT; Cadu, do Atlético, aos 26’/1ºT; Battaglia, do Atlético, aos 17’/2ºT;
Cartões Amarelos
Rubens, do Atlético; Gérson Magrão e Marquinhos Bento, do Ipatinga;
- Data, horário e local: sábado, 2 de março, às 16h30 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte;
- Renda:
- Arbitragem: Murilo Francisco Misson;
- Auxiliares: Pablo Almeida Costa e Leonardo Henrique Pereira;
- VAR: Michel Patrick Costa;