sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaCom 'benção' de Lula, Psol oficializa Boulos à Prefeitura paulistana

Com ‘benção’ de Lula, Psol oficializa Boulos à Prefeitura paulistana

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PSOL lançou a candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) à Prefeitura de São Paulo. O ato ocorreu neste sábado, 20, na Expo Center Norte. Pela primeira vez em sua história, o PT não terá candidato próprio a prefeito da capital paulista.

Além de Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e sete ministros do governo federal participaram do ato de lançamento. São eles: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Luiz Marinho (Trabalho) e Fernando Haddad (Fazenda), que já governou a cidade e foi derrotado quando disputava a reeleição para o cargo em 2016.

Guilherme Boulos terá como vice em sua chapa Marta de Suplicy. Ex-prefeita de São Paulo pelo PT (2001-2004), ela deixou a legenda em 2015, em meio ao escândalo do Petrolão. Contudo, a política retornou ao partido em fevereiro de 2024.

Na época da desfiliação, Marta era Senadora pelo Estado de São Paulo. Em sua carta de desligamento, a então parlamentar disse que o PT era “o protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção” que país havia experimentado.

“Para mim, como filiada e mandatária popular, os crimes que estão sendo investigados e que são diária e fartamente denunciados pela imprensa constituem não apenas motivo de indignação, mas consubstanciam um grande constrangimento”, afirmou para justificar a saída.

Marte sem Guilherme Boulos

No mesmo ano em que deixou o PT, Marta Suplicy se filiou ao MDB. Ela ficou nesse partido até migrar para o Solidariedade em 2018, sua última legenda antes de retornar ao PT, em fevereiro de 2024. Um mês antes de voltar ao partido de Lula, Marta fazia parte da equipe de governo de Ricardo Nunes — o atual prefeito de São Paulo.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui