O técnico Gabriel Milito vai disputar a final da Copa Libertadores pela primeira vez na carreira. Na noite desta terça-feira (29), no Mâs Monumental de Núñez, em Buenos Aires, o Atlético-MG eliminou o River Plate, da Argentina, e garantiu a vaga na decisão de 2024.
Essa é a quarta vez que Milito disputa a Copa Libertadores como treinador. Na atual campanha, são oito vitórias, um empate e duas derrotas.
A primeira vez de Milito na Libertadores foi em 2015. No comando do Estudiantes, da Argentina, o treinador disputou apenas três jogos: um na fase de grupos e dois nas oitavas de final, quando a equipe foi eliminada pelo Santa Fe, da Colômbia.
Milito voltou a disputar o torneio em 2021. Já no Argentinos Juniors, último time do treinador antes do Atlético, ele teve quatro vitórias, um empate e três derrotas. O time foi eliminado pelo River Plate nas oitavas de final.
No ano passado, Milito também caiu com o Argentinos Juniors nas oitavas de final, desta feita para o Fluminense, que viria a ser o campeão do torneio.
Na decisão deste ano, o Galo enfrentará o classificado do confronto entre Botafogo e Peñarol. No jogo de ida, o time brasileiro venceu em casa por 5 a 0 e encaminhou a vaga.
A Copa Libertadores será a terceira final de Gabriel Milito no Atlético. Contratado no fim de março, ele chegou ao Galo na decisão do Campeonato Mineiro e ajudou o clube a conquistar o pentacampeonato contra o arquirrival Cruzeiro.
Milito também comandou o Atlético na disputa da Copa do Brasil. O Galo está na final contra o Flamengo. O jogo de ida será no próximo domingo (3), no Maracanã, no Rio de Janeiro, enquanto a volta será disputada no dia 10, na Arena MRV, em Belo Horizonte.