domingo, setembro 29, 2024
InícioCiência e tecnologiaCom astronautas presos no espaço, NASA adia missão tripulada

Com astronautas presos no espaço, NASA adia missão tripulada

A Crew-9, missão tripulada da SpaceX, recebeu sinal vermelho e não deve chegar à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) até o próximo 24 de setembro.

O lançamento, que estava originalmente marcado para 18 de agosto, foi adiado nesta terça-feira (6) pela NASA por questões estratégicas e de segurança.

Os quatro astronautas que estarão a bordo são a comandante Zena Cardman, o piloto Nick Hague, a especialista em missões Stephanie Wilson, e o cosmonauta e especialista em missões Alexsandr Gorbunov, da agência espacial russa Roscosmos.

Este, inclusive, será o primeiro voo espacial de Cardman, selecionada como astronauta da NASA em 2017.

Por que a NASA adiou o lançamento da Crew-9

De acordo com comunicado oficial da NASA, a decisão de adiar o lançamento da Crew-9 se deu para que os especialistas da agência pudessem ter mais tempo para analisar o retorno da missão da Boeing Starliner.

A espaçonave, lançada em junho em uma missão teste de voo tripulado (Boeing Crew Flight Test), sofreu seguidas falhas durante a operação que, inclusive, adiaram o retorno à Terra.

Cápsula da tripulação da Starliner, da Boeing, atracada na ISS. Imagem: NASA

Relembre o lançamento da missão Starliner:

  • O Teste de Voo Tripulado da Starliner – ou CFT, na sigla em inglês – foi lançado em 5 de junho, no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA);
  • Isso aconteceu após uma série de adiamentos;
  • A última suspensão foi em razão de um vazamento de hélio na cápsula;
  • O problema não foi entendido como tão grave e a espaçonave decolou rumo à ISS;
  • No trajeto, mais vazamentos foram identificados;
  • A acoplagem também apresentou problema: uma anomalia fez cinco dos 28 propulsores do módulo falharem em seu funcionamento, atrasando a ancoragem em mais de uma hora;
  • Testes adicionais na espaçonave se fazem necessários, justificando o adiamento do retorno para a Terra.

A ideia, portanto, é coletar dados provenientes da missão da Boeing para garantir que a próxima missão, feita pela SpaceX, ganhe maior confiabilidade no sistema antes da decolagem.

A Crew-9, vale lembrar, será a nona missão tripulada da SpaceX para a ISS da NASA.

A missão sairá do Complexo de Lançamento Espacial 40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Os astronautas da missão estarão a bordo da espaçonave Dragon, como parte do programa CCtCap (Commercial Crew Transportation Capabilities, ou Programa de Tripulação Comercial em tradução livre), encabeçado pela agência espacial.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui