domingo, novembro 17, 2024
InícioDestaqueCom anulação de condenações, Dirceu pode voltar se candidatar?

Com anulação de condenações, Dirceu pode voltar se candidatar?

Com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de anular todas as condenações de José Dirceu (PT) no âmbito da Lava Jato, o ex-ministro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode retomar seus direitos políticos, já que passa a ter “ficha limpa”.

“O ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu retomará a plenitude do gozo de seus direitos políticos, retomando então a sua capacidade eleitoral passiva”, explicou à CNN o professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) Gustavo Sampaio. “Ou seja, a capacidade eleitoral que consiste em poder ser eleito regularmente pelo povo.”

Sem ter mais condenações na Justiça, José Dirceu poderia, inclusive, voltar a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde teve cargo entre 1991 e 2005.

A possibilidade de tentar um cargo público novamente faz parte dos planos petista, que chegou a comentar, em janeiro deste ano, a possibilidade de ser candidato.

“Questão de participar de governo, de ser candidato, isso é para ser resolvido no segundo semestre de 2025”, disse, à época.

Defesa diz que José Dirceu recebeu notícia com “tranquilidade”

Em nota enviada à CNN, o advogado Roberto Podval, que representa Dirceu, afirmou que o ex-chefe da Casa Civil recebeu a notícia com “tranquilidade”. A defesa ainda destacou que a medida implica na restituição de direitos políticos de Dirceu.

José Dirceu foi condenado pelo então juiz Sergio Moro a 23 anos e três meses de prisão em 2016 pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Moro, atualmente senador pelo União Brasil, assinou uma sentença em que apontava o ex-chefe da Casa Civil como beneficiário de R$ 15 milhões em propinas pagas pela empreiteira Engevix por cinco contratos de obras da Petrobras.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui