As companhias aéreas Azul, Gol e Latam implementaram 400 voos extras para o Sul do Brasil. Isso ocorre por causa do alagamento que atingiu o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). O terminal aéreo está fechado desde 3 de maio.
A medida visa atender à demanda de passageiros até a reabertura do aeroporto na capital gaúcha, prevista para 30 de maio. Enquanto isso, o governo federal trabalha para ampliar a capacidade de aeroportos regionais. A intenção é que esses terminais recebam até 116 voos comerciais semanais.
Alagamento no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
O aeroporto de Porto Alegre teve sua pista alagada e aviões submersos. Por esse motivo, houve a suspensão de todas as operações. Não há previsão de reabertura antes de 30 de maio. Este evento é considerado um dos mais impactantes na história da aviação brasileira, por causa do longo período de interrupção.
A companhia aérea Azul anunciou que vai adicionar 150 voos de quatro municípios gaúchos — Santo Ângelo, Pelotas, Uruguaiana e Santa Maria. Além disso, haverá ampliação de voo de Curitiba e Florianópolis.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis registrou um aumento de 19% no fluxo de passageiros em comparação com a semana anterior à catástrofe no Rio Grande do Sul.
A Gol disponibilizará 122 voos adicionais. A empresa vai ampliar suas operações de São Paulo para Caxias do Sul e Passo Fundo, e de Chapecó para o Rio de Janeiro.
Já a Latam iniciou sua malha aérea emergencial na sexta-feira 10. Segundo a empresa, foram adicionados 46 voos semanais que sairão de São Paulo com destino aos aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS).
Os voos para Santa Catarina partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e os para Caxias do Sul, de Congonhas.
Adaptações e planos futuros
A Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, anunciou planos para adaptar a Base Aérea de Canoas para receber voos de passageiros. Além disso, a intenção é receber cargas e ajuda humanitária, com autorização para operar até cinco voos diários a partir de Canoas (RS).
Na última quinta-feira, 9, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que sete aeroportos regionais do interior do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina terão sua capacidade ampliada, para acomodar até 116 voos comerciais semanais.
Esforços de resgate e impacto da inundação
Enquanto isso, voluntários em Porto Alegre continuam a resgatar pessoas que estão ilhadas. A inundação tomou conta de grande parte do Aeroporto de Porto Alegre. Isso inclui áreas de embarque e as escadas rolantes.
O site Aeroin relatou que o nível da água subiu novamente na sexta-feira 10. Isso causou mais danos às aeronaves.