Piauienses foram destaque na 4ª Conferência Nacional da Juventude, promovendo um espaço significativo para a discussão e a construção de políticas públicas. Com uma delegação composta por 30 jovens representando tanto a capital quanto o interior do estado, a presença marcante desses representantes evidencia a diversidade e a vitalidade da juventude no Piauí.
O tema da Conferência foi “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Um dos marcos mais significativos alcançados durante a conferência foi a reestruturação da Secretaria Nacional da Juventude. Este órgão desempenha papel fundamental na articulação e implementação de políticas públicas destinadas aos jovens, e a medida reflete o compromisso do governo federal em fortalecer a participação social e reconhecer a importância da juventude na construção de um Brasil mais inclusivo e promissor.
O coordenador de Juventude do Piauí, Everton Calisto, explicou como aconteceu a Conferência. “O presidente Lula compareceu ao evento e deu as diretrizes para toda a juventude piauiense. Os delegados ajudaram na construção e votação das propostas para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. É um passo importante para a juventude brasileira, pois o Plano vai servir de base para as ações do governo federal e estadual para os próximos dez anos.
Camyla Riotinto, conselheira estadual dos Direitos da Juventude, também achou o evento muito agregador. “A conferência foi de suma importância para a efetivação dos debates em prol da defesa e dos direitos já previstos no Plano e para a garantia dos direitos necessários à inclusão no novo Plano Nacional de Juventude. Foi um espaço de diálogo e transversalidade, que contemplou as juventudes de diversos estados, nacionalidades, coletivos. Foi lindo ver mais de 1300 delegados defendendo direitos e mais ainda ver a delegação do Piauí ativa e propositiva em todas as discussões”, comemora.