segunda-feira, novembro 25, 2024
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Coca-Cola gera polêmica ao usar IA nos comerciais de Natal

Você sabe que o Natal e o fim do ano estão chegando quando começa a ver as ruas decoradas e mais bem iluminadas. A cor vermelha fica mais presente nas lojas. Os shoppings colocam um bom velhinho no meio da praça central, onde se formam filas de crianças.

Existem tradições natalinas que viraram quase universais. O Papai Noel, por exemplo. Um senhor que veste aquela roupa quente e gorro funciona no imaginário de quem mora no Hemisfério Norte, sobretudo nos lugares onde neva nessa época do ano.

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Mesmo sem ter neve nenhuma no Brasil e mesmo com os nossos 30 graus em dezembro, adotamos e abraçamos esse figurino (e ainda bem que os shoppings têm ar-condicionado). Aprendemos a gostar também dos comerciais de Natal da Coca-Cola, que sempre mostram ursos polares, renas e muita, mas muita neve.

Para algumas pessoas, as peças publicitárias da empresa são tão tradicionais quanto o costume de dar presentes em dezembro. A campanha deste ano, porém, vem trazendo mais reações negativas do que positivas. E o motivo para isso é a Inteligência Artificial.

Uma campanha inovadora

  • A Coca-Cola divulgou neste ano 3 comerciais que prestam homenagem a uma das campanhas de Natal mais famosas que eles já fizeram: a “Holidays Are Coming”, de 1995.

  • Você pode até ter nascido depois desse ano, mas provavelmente já viu algo parecido: a estética do anúncio virou um marco da publicidade.
  • Agora em 2024, a Coca decidiu recriar a propaganda e, para isso, usou IA generativa.
  • A empresa trabalhou com três estúdios de IA para produzir os anúncios: Secret Level, Silverside AI e Wild Card.
  • O resultado ficou assim:

  • Eu, particularmente, não vi problema nenhum nesse vídeo.
  • Muitas pessoas, no entanto, odiaram.
  • Afirmaram, nas redes sociais, que esse tipo de campanha estaria estragando o espírito natalino.
  • Alguns publicitários e artistas também criticaram a iniciativa da companhia.
  • Como mostrou o jornal The New York Times, Alex Hirsch, animador e criador da série da Disney Gravity Falls, foi um deles.
  • Em post no X (antigo Twitter), ele escreveu que o vermelho característico da marca representava o “sangue de artistas desempregados”.

O que diz a Coca-Cola sobre isso

A gigante dos refrigerantes está convicta da sua decisão. Em comunicado enviado ao Times, a empresa indicou que não vai tirar os anúncios do ar.

“A Coca-Cola Company celebra uma longa história de captura da magia dos feriados de fim de ano em conteúdo, filme, eventos e ativações de varejo há décadas em todo o mundo”, começa o texto.

“Este ano, criamos filmes por meio de uma colaboração de contadores de histórias humanos e o poder da IA ​​generativa. A Coca-Cola sempre permanecerá dedicada a criar o mais alto nível de trabalho na intersecção da criatividade humana e da tecnologia”, concluiu o comunicado.

A empresa ouviu as críticas, mas não está disposta a modificar a campanha de Natal deste ano – Imagem: Felix Geringswald/Shutterstock

E para você? Esses comerciais estragaram o espírito natalino? Pelo sim, pelo não, fato é que esse tipo de material tende a ficar cada vez mais comum daqui para frente. A IA generativa veio para ficar.

As informações são do jornal The New York Times.

Via Olhar Digital

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