Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, instituído pelo Sistema Conselhos de Psicologia em 2004. A data tem por objetivo reforçar a importância de políticas em favor da inclusão escolar de pessoas historicamente excluídas do processo educacional.
O COC, plataforma de educação com escolas parceiras em todo o Brasil, criou o Programa Ritmos, que está oferecendo gratuitamente formação e conteúdos voltados à educação inclusiva para educadores. Além disso, os estudantes também têm acesso a materiais que apoiam seu desenvolvimento.
De acordo com o Censo Escolar 2024, o Brasil tem 3,4 milhões de alunos com deficiência. Segundo dados de 2022 do Ministério da Educação (MEC), cerca de 94% dos professores do país não têm formação continuada sobre Educação Especial – modalidade da Educação Básica, em uma perspectiva inclusiva, que tem como público pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Com foco na gestão escolar, o Programa Ritmos do COC oferece recursos para apoiar gestores na implementação de práticas inclusivas, incluindo o Plano Educacional Individualizado (PEI) e uma trilha formativa composta por e-book e videoaulas, que alia teoria e prática e dia a dia da escola, formando sobre legislação, impactos administrativos e pedagógicos, entre outros temas.
Há, ainda, material de planejamento pedagógico para auxiliar na construção de práticas inclusivas além de um assistente de Inteligência Artificial (IA) na plataforma “Jornada COC” para personalização de atividades. Já os estudantes podem acessar avaliações ampliadas e funcionalidades inclusivas.
“A inclusão é um compromisso que exige planejamento estratégico, alocação de recursos e uma visão atenta às necessidades individuais de cada aluno. Nosso objetivo é oferecer às escolas informações e recursos para transformar a inclusão em realidade, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade e a um ambiente acolhedor”, diz Luciana Teixeira, Diretora de Conteúdo Pedagógico do COC.