domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaCoalizão de 200 entidades da sociedade civil cobra ato do governo Lula...

Coalizão de 200 entidades da sociedade civil cobra ato do governo Lula por 60 anos de golpe militar

Às vésperas do aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964, o Pacto pela Democracia — coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil — cobrou o governo pela organização de atividades para relembrar o rompimento da democracia.

Uma mensagem questionando sobre o planejamento de ações para a data de 31 de março foi enviada à Secretaria-Geral da Presidência da República, à Secretaria de Comunicação Social (Secom) e ao Ministério dos Direitos Humanos.

“Consideramos este um momento crucial para a reflexão crítica sobre o passado autoritário do Brasil e para o fortalecimento da democracia no presente”, afirmou a coalizão na mensagem. De acordo com os autores, não houve resposta do Palácio do Planalto até agora.

O Pacto pela Democracia congrega diversas entidades que militam na área de direitos humanos, como a Conectas, o Nossas, o Instituto Democracia e Sustentabilidade, a Frente Ampla Democrática pelos Direitos Humanos.

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disseram à CNN que ele mantém a disposição de não organizar atos de governo alusivos ao 60º aniversário do golpe.

Seria uma forma de ajudar no distensionamento das relações com Exército, Marinha e Aeronáutica. Paralelamente, as Forças Armadas se comprometeram com o Ministério da Defesa a não fazer nenhuma ordem do dia com referência ao dia 31 de março de 1964.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), a postura foi oposta. Em 2020, a ordem do dia emitida pelo Ministério da Defesa tratou o golpe como um “marco para a democracia”.

No ano seguinte, o manifesto dos militares dizia que “liberdades democráticas que hoje desfrutamos” foram conquistadas a partir do momento em que as Forças Armadas assumiram “a responsabilidade de pacificar o país” por meio do golpe de 1964.

“É necessário que as novas gerações conheçam a história da ditadura militar, seus crimes e violações de direitos humanos, para que possamos fortalecer a democracia brasileira e evitar que episódios como este se repitam”, disse o Pacto pela Democracia na mensagem enviada.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui