A CNN norte-americana se tornou alvo de críticas depois de o âncora John King afirmar que a fé judaica do governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, representa um risco. O político judeu é cotado para ser o vice-presidente pelos democratas nas eleições dos Estados Unidos, marcadas para novembro.
“Ele certamente está sendo considerado”, afirmou King, no último domingo, 21. “Ele é um governador de primeiro mandato, é judeu. Pode haver alguns riscos em colocá-lo na chapa, mas certamente alguns de nossos eleitores aqui na Pensilvânia disseram: ‘Ei, gostamos do governador Shapiro, deem uma olhada nele.’”
Os comentários do âncora da CNN
A declaração de John King ocorre no momento em que os democratas têm enfrentado divisões internas sobre a guerra entre Israel e os terroristas do Hamas.
O perfil do Twitter/X @StopAntisemitism destacou o comentário ofensivo e afirmou como seria diferente a resposta se outra minoria étnica fosse citada. “Substitua ‘judeu’ por ‘muçulmano’ ou ‘negro’”, publicou.
Shapiro se junta a uma lista crescente de possíveis candidatos na chapa democrata para 2024. Essas movimentações ocorrem depois da decisão do presidente Biden, no domingo 24, de se retirar da corrida.
Aumento dos casos de antissemitismo
Os casos de antissemitismo aumentarem em vários países depois do massacre perpetrado pelos terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023.
No Brasil, as denúncias de ataques antissemitas aumentaram quase 1000%, segundo levantamento da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).