A CNN Brasil e o Google se uniram como parte de um projeto de aceleração digital com o objetivo de impulsionar o processo de inovação e transformação dos veículos de comunicação no Brasil.
A proposta prevê o uso de ferramentas oferecidas pela gigante de tecnologia que vão contribuir no dia a dia do trabalho jornalístico da CNN Brasil.
“Estou entusiasmado com nossa parceria com o Google para aproveitar novas ferramentas que nos permitirão aprimorar a sinergia entre a produção jornalística e nossa estratégia digital”, afirma Sergio Maria, vice-presidente de Digital e Inovação da CNN Brasil.
“O processo de apuração dos fatos e da construção da notícia é sempre da redação, dos jornalistas, mas a tecnologia vem como um catalisador para aprimorar esse processo, trazer mais velocidade e agilidade na produção de conteúdo”, acrescenta o executivo.
Como parte do acordo, a Iniciativa Google Notícias (GNI – Google News Initiative) oferece à CNN Brasil recursos para o desenvolvimento digital da redação e a realização de projetos especiais ao longo do ano.
A parceria também contempla três ferramentas de apoio aos jornalistas:
- Pinpoint: usa as tecnologias de inteligência artificial e pesquisa do Google para ajudar os repórteres a pesquisarem rapidamente centenas de milhares de arquivos de texto, áudio, imagem e vídeo;
- Google Trends: permite ver os tópicos que as pessoas estão – ou não – buscando, praticamente em tempo real. Os jornalistas podem utilizar esta informação, por exemplo, para explorar ideias de pautas ou apresentar dados de tendências de busca para ilustrar o nível geral de interesse em uma personalidade, um tema ou um evento;
- Google News Showcase / Google Destaques (nome no Brasil): programa de licenciamento de conteúdo e experiência digital em notícias.
Para implementar as novas funcionalidades proporcionadas pelo acordo, a CNN Brasil também contará com o auxílio de outras empresas de tecnologia parceiras. São elas: Vox Radar (desenvolvida dentro da Universidade Federal de Viçosa-MG), Vorttex e DaRede.
“A transformação digital começa na cabeça das pessoas. Aqui, na CNN Brasil, esse processo já começou, mas o que dá mais tangibilidade para essa mudança é a tecnologia. Acreditamos firmemente na importância de ser multiplataforma, e essa parceria nos permitirá atingir um público mais amplo e diversificado”, complementa Sérgio Maria.
O Google considera a televisão uma fonte importante de informação para grande parte da população no Brasil e afirma que programas, parcerias e produtos para ajudar jornalistas e editores a se beneficiar de novas tecnologias e chegar a novos públicos são uma forma de apoiar o ecossistema de notícias no país.
Compartilhe: