quinta-feira, abril 17, 2025
InícioDestaqueCMAM atende quase 10 mil crianças com transtorno de aprendizagem em Teresina

CMAM atende quase 10 mil crianças com transtorno de aprendizagem em Teresina

Alunos que costumam ter dificuldade no seu desempenho escolar podem estar com algum transtorno de aprendizagem. Para garantir tratamento específico a esse público, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) mantém o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), serviço de saúde pioneiro na região Nordeste, que completou 8 anos de existência esta semana, com uma marca de 9.618 atendimentos.

Para ter acesso aos serviços do CMAM, as crianças e adolescentes com idade entre 5 e 16 anos devem ser encaminhadas pela rede pública municipal de ensino de Teresina, com suspeita de algum transtorno de aprendizagem. O Centro oferece atendimento com neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e assistente social, que realizam consultas e terapias.

Segundo Cássia Dias, diretora do CMAM, há vários transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes e que são atendidos no CMAM. “O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se de uma dificuldade na questão da concentração, com variante desatento, hiperativo/impulsivo ou misto. Há outras demandas atendidas, a exemplo de dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, transtornos de fala e emocionais”.

O presidente da FMS, Charles Silveira, explica que a Prefeitura se preocupa com a saúde mental dos pequenos e o seu desenvolvimento escolar. “É preciso ter cuidado para que a situação do aluno que tem dificuldade nas habilidades escolares não seja agravada. Por isso, a FMS e a SEMEC da capital uniram esforços para criar o CMAM, que favorece o desenvolvimento das crianças nos aspectos psicológicos, afetivos, sociais e acadêmicos”, ressalta.


MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui