Um clube de livros por assinatura Tag Livros, do Rio Grande do Sul, divulgou em suas redes sociais imagens do Instituto Caldeira, onde ficavam livros autografados e edições únicas, prejudicados pelas enchentes no Estado.
“Impossível não nos emocionarmos com as imagens da nossa sala no Instituto Caldeira”, diz o post. “Nossos livros, criados com todo carinho, boiando em meio às águas da enchente.”
“Ainda não podemos dimensionar ao certo todas as perdas: as edições únicas, autografadas, as memórias da nossa história e da nossa comunidade leitora”, acrescentou o clube do Rio Grande do Sul.
O texto conclui com um apelo: “o que sabemos apenas é que nunca precisamos tanto como agora desse senso tagger de união, de estarmos de mãos dadas”, diz a postagem. “Vai passar e lembraremos com muito carinho de todos vocês que reconstruíram com a gente a literatura, a cidade e o Rio Grande do Sul.”
Chuvas no RS ameaçam barragens
Com as chuvas, o governo do Rio Grande do Sul informou que a Usina Hidrelétrica Bugres Barragem Salto, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, enfrenta risco de ruptura devido ao alto volume de chuvas.
A administração estadual declarou que a situação de emergência requer ações imediatas para proteger a vida dos habitantes locais.
As informações são do monitoramento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além da Barragem Salto, outras sete represas do RS estão sob um nível de alerta menor, porém ainda significativo, devido a riscos de segurança.
Uma dessas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, localizada na bacia do Rio Taquari-Antas, em Cotiporã, que sofreu um rompimento parcial em 2 de maio.
As represas sob alerta menor incluem:
- Usina Hidrelétrica 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves;
- Usina Hidrelétrica Dona Francisca, em Nova Palma;
- Pequena Central Hidrelétrica Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga;
- Pequena Central Hidrelétrica Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra;
- Barragem Capané, em Cachoeira do Sul;
- Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves;
- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.