sábado, novembro 23, 2024
InícioGeralClube de livros do RS mostra sala com obras únicas inundada

Clube de livros do RS mostra sala com obras únicas inundada

Um clube de livros por assinatura Tag Livros, do Rio Grande do Sul, divulgou em suas redes sociais imagens do Instituto Caldeira, onde ficavam livros autografados e edições únicas, prejudicados pelas enchentes no Estado.

“Impossível não nos emocionarmos com as imagens da nossa sala no Instituto Caldeira”, diz o post. “Nossos livros, criados com todo carinho, boiando em meio às águas da enchente.”

“Ainda não podemos dimensionar ao certo todas as perdas: as edições únicas, autografadas, as memórias da nossa história e da nossa comunidade leitora”, acrescentou o clube do Rio Grande do Sul.

O texto conclui com um apelo: “o que sabemos apenas é que nunca precisamos tanto como agora desse senso tagger de união, de estarmos de mãos dadas”, diz a postagem. “Vai passar e lembraremos com muito carinho de todos vocês que reconstruíram com a gente a literatura, a cidade e o Rio Grande do Sul.”

Chuvas no RS ameaçam barragens

Com as chuvas, o governo do Rio Grande do Sul informou que a Usina Hidrelétrica Bugres Barragem Salto, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, enfrenta risco de ruptura devido ao alto volume de chuvas.

A administração estadual declarou que a situação de emergência requer ações imediatas para proteger a vida dos habitantes locais.

As informações são do monitoramento realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além da Barragem Salto, outras sete represas do RS estão sob um nível de alerta menor, porém ainda significativo, devido a riscos de segurança.

Uma dessas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, localizada na bacia do Rio Taquari-Antas, em Cotiporã, que sofreu um rompimento parcial em 2 de maio.

As represas sob alerta menor incluem:

  • Usina Hidrelétrica 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves;
  • Usina Hidrelétrica Dona Francisca, em Nova Palma;
  • Pequena Central Hidrelétrica Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga;
  • Pequena Central Hidrelétrica Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra;
  • Barragem Capané, em Cachoeira do Sul;
  • Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves;
  • Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui