“Not Like Us”, música escrita pelo rapper Kendrick Lamar como ataque a Drake, retornou ao topo da Billboard Hot 100, a principal parada musical dos Estados Unidos, nesta semana. A performance da canção foi impulsionada pelo lançamento do seu clipe, que chegou ao YouTube no dia 4 de julho.
A música foi lançada há oito semanas, estreou na primeira posição do Hot 100 e, desde então, flutuava entre a segunda e a sexta colocação da parada. Sucesso absoluto, “Not Like Us” chegou à quinta semana com mais de 50 milhões de streams totais no ano.
Conhecida como uma “diss track“, esse tipo de faixa é comum no rap, quando um rapper quer criticar e ofender publicamente outro. “Not Like Us” acusa Drake, por exemplo, de sentir atração e se envolver com menores de idade. Agora, com o clipe, Kendrick deixou mais explícito o que sente sobre o cantor de “Hotline Bling”.
Nas imagens do clipe, Kendrick Lamar aparece destruindo uma pinhata em formato de coruja, animal símbolo da OVO, marca guarda-chuva de Drake que reúne uma gravadora e uma marca de roupas. O clipe conta ainda com um aviso irônico (“Nenhuma puta da OVO foi feriado durante as gravações deste vídeo”, em tradução livre do inglês) e mostra imagens da família de Kendrick reunida.
A presença de Whitney Alford, noiva do rapper, e dos filhos do casal a uma resposta direta às falas contidas na música “Family Matters”, em que Drake acusa o inimigo de infidelidade.
A treta entre os dois é antiga e começou quando, na letra de “Control”, Kendrick disse que iria matar Drake e outros rappers. A confusão seguiu com trocas de farpas esparsas nas letras um do outro e se intensificou quando, em abril, o canadense lançou “Push Ups” tirando sarro das colaborações do desafeto com ícones da música pop, como Taylor Swift e Maroon 5.