O clima seco deve se espalhar pelo Brasil nesta terça-feira, 14, depois de semanas com fortes chuvas em grande parte das capitais brasileiras. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e traz boas notícias para os gaúchos, que sofrem com enchentes.
Durante a manhã, o tempo deve ser firme desde o Chuí, no extremo sul do país, até a região central do Pará. No norte do Amazonas, do Pará, do Maranhão e de Fortaleza, além de Amapá e Roraima, há pancadas de chuvas isoladas.
O Acre e o oeste de Rondônia têm manhã com chuvas fortes e trovoadas, que atingem as capitais dos Estados citados. Também há precipitação em Manaus, Boa Vista, Macapá, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife e Maceió.
Nas demais regiões do país e capitais, o tempo é nublado sem possibilidades de chuvas. O sul do Rio Grande do Sul tem temperaturas baixas nesta manhã e registra geadas.
Previsão do tempo para a tarde
No período vespertino, a chuva deve se espalhar pela Região Norte e atinge quase todo o Amazonas. O sul de Mato Grosso do Sul e o litoral nordestino também devem registrar chuvas isoladas.
A precipitação mais intensa deve acontecer no leste de São Paulo e do Paraná, onde há previsão de chuvas com trovoadas, que incluem as capitais. A cidade do Rio de Janeiro deve ter chuva isolada.
Com exceção das regiões citadas, no Centro-Oeste, no Sudeste, no Nordeste e no Sul o tempo seco deve predominar durante a tarde desta terça-feira. O Tocantins é o único Estado do Norte com clima ameno.
Clima para a noite
Durante a noite, a chuva se intensifica na Região Norte e em parte do Nordeste, com chuvas fortes e trovoadas em Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís e Fortaleza.
No Sudeste, deve chover apenas no litoral paulista e no sul do litoral fluminense. Entre as capitais, deve haver pancadas de chuva isoladas em Rio Branco, Porto Velho, Rio de Janeiro e Teresina.
O Centro-Oeste, Sul e Tocantins não devem ter precipitação na noite desta terça-feira. As demais capitais também não devem ter chuva.