O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou à CNN, nesta terça-feira (11), que o clima para o ministro Flávio Dino ser confirmado ao Supremo Tribunal Federal (STF) é de tranquilidade.
Capelli é braço-direito de Dino na pasta. “O ministro está muito tranquilo. Ele tem absoluta clareza de que ele vai cumprir a partir de agora um papel de magistrado. Por ser senador, ele tem um profundo respeito pelo Senado. Tem conversado muito bem com todos os senadores. O clima é de absoluta tranquilidade”, disse.
O governo ainda não definiu quem irá assumir o ministério da Justiça no lugar de Dino, após a realização da sabatina. O próprio Capelli é um dos cotados.
A lista de possíveis substitutos, porém, contempla muitos nomes, como Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF; o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias; a presidente do PT, Gleisi Hoffman; a ministra do Planejamento, Simone Tebet, entre outros.
Uma vez confirmado à Suprema Corte, Dino ficará no aguardo da nomeação e da posse. O ato de nomear poderá ser publicado ainda nesta semana. Já a posse está prevista para 2024.
Compartilhe: