domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaClarice Coppetti é a única da diretoria indicada por Lula

Clarice Coppetti é a única da diretoria indicada por Lula

Clarice Coppetti, diretora executiva de Assuntos Corporativos da Petrobras, foi nomeada presidente interina da companhia pelo conselho de administração nesta quarta-feira, 15. Ela é a única diretora indicada diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informações do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, a nomeação de Coppetti está diretamente relacionada a esse vínculo, já que os demais membros da diretoria foram indicados pelo ex-CEO Jean Paul Prates, que renunciou ao conselho depois de ser demitido por Lula na noite de terça-feira, 14.

Os outros diretores da Petrobras possuem vínculos com Prates, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ou com a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Nenhum deles teria condições políticas de assumir a empresa no novo cenário, onde o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, terão mais influência nas decisões.

Segundo O Globo, o conflito entre os representantes de Silveira na Petrobras, conhecidos como “Silveirinhas”, e os aliados de Prates é tão intenso que, na mesma reunião em que Clarice foi nomeada, o presidente do conselho, Pietro Mendes, pediu a destituição do diretor-financeiro, Sérgio Caetano Leite, e do assessor e João Paulo Madruga, ambos homens de confiança do ex-CEO.

Clarice Coppetti, economista de formação e casada com Cezar Alvarez, ex-assessor de Lula, é a única do alto escalão da Petrobras contra quem o grupo de Silveira não tem objeções. Ela é de confiança direta do presidente da República.

Clarice representou movimento ‘Lula Livre’ na Itália

Durante a prisão de Lula, Clarice representou o movimento “Lula Livre” na Itália e mobilizou o apoio de juristas e personalidades europeias para a campanha de soltura do petista.

A lealdade e o histórico de apoio ao PT garantiram a ela a diretoria de Assuntos Corporativos em abril do ano passado, substituindo a Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade.

Fontes da equipe do blog Malu Gaspar, em O Globo, informam que Clarice recebe um salário de R$ 130 mil, além de bônus. Sua área de atuação inclui publicidade, gestão de pessoas, segurança, meio ambiente, saúde e tecnologia da informação na Petrobras.

O apadrinhamento por Lula também rendeu a Clarice prestígio na cúpula da empresa. Ela é creditada pela nomeação de Clodiana Brescovit, ligada ao PT do Rio Grande do Sul, para a Diretoria Financeira da Saúde Petrobras, responsável pelo plano de saúde dos funcionários da companhia, que atende 261 mil beneficiários.

Anteriormente, Clarice Coppetti foi vice-presidente de tecnologia e informação da Caixa Econômica Federal entre 2004 e 2011, durante gestões do PT.

Nesse período, foi alvo de sanções do Tribunal de Contas da União (TCU) por infrações contábeis e financeiras resultantes de uma manobra fiscal aprovada pela Caixa em 2010, da qual foi signatária.

Apesar das condenações, o TCU não proibiu Clarice e os demais envolvidos de assumirem cargos comissionados ou de confiança, deixando essa decisão às regulações das próprias estatais, como a Petrobras. Em 2019, a economista conseguiu anular a multa imposta pelo TCU.

Além disso, Clarice esteve envolvida em outra controvérsia em 2006, quando depôs na CPI dos Bingos sobre a quebra de sigilo bancário pela Caixa dos dados de Francenildo Santos Costa, caseiro que revelou a participação do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, em reuniões com lobistas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui