quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaCírculos de pedra pré-históricos são descobertos na Inglaterra

Círculos de pedra pré-históricos são descobertos na Inglaterra

Dois círculos de pedras, datados de cerca de cinco mil anos, foram encontrados recentemente no Parque Nacional de Dartmoor, no sudoeste da Inglaterra. Essas descobertas sugerem que, além do famoso Stonehenge, um “arco sagrado” de círculos de pedra em torno de colinas foi construído por povos pré-históricos na área durante o período Neolítico – ou Nova Idade da Pedra.

O responsável pelo achado foi Alan Endacott, arqueólogo independente e doutorando na Universidade de Exeter, que mapeou as descobertas no início do ano, com as escavações sendo realizadas entre setembro e outubro.

Equipe de escavação com o arqueólogo Alan Endacott (em pé, de boné). Crédito: Alan Endacott

Em poucas palavras:

  • Dois círculos de pedra de cinco mil anos foram encontrados na Inglaterra;
  • O círculo “Metheral” pode estar ligado ao Stonehenge, compartilhando materiais e mão-de-obra;
  • O outro, chamado “Muralha do Irlandês”, revelou pedras ocultas por meio de técnicas geofísicas;
  • As descobertas indicam que a região era uma área sagrada para povos neolíticos.

Mesmo material de Stonehenge é encontrado em um dos círculos de pedra

Um dos círculos encontrados, chamado “Metheral”, é de tamanho e construção semelhantes à parte central de Stonehenge, que fica a 160 km a oeste dali. A análise de ambos sugere que algumas pedras do monumento mais famoso podem ter sido extraídas de outras regiões, possivelmente por povos que também participaram da construção de Metheral. 

Endacott disse ao site Live Science que essas pessoas, conhecidas por viajar grandes distâncias, podem ter tido contato com os construtores do círculo de Dartmoor.

Com cerca de 20 pedras verticais de até um metro de altura, o círculo Metheral forma uma oval de 40 metros por 33 metros. Acredita-se que mais pedras existiam no local, mas muitas delas caíram ou foram cobertas pela vegetação. 

Local do círculo de pedras Metheral. Crédito: Alan Endacott

Batizado de “Muralha do Irlandês”, o segundo círculo fica a 1,6 km do outro e possui apenas seis pedras visíveis. Para estudá-lo, Endacott utilizou instrumentos de resistividade e gradiometria magnética, revelando perturbações no solo que indicam a presença de mais pedras.

“Metheral” e a “Muralha do Irlandês”, segundo Endacott, fazem parte de um complexo maior, um “arco” de círculos que abrange uma área de 8 km. Em 2008, o arqueólogo já havia identificado outro círculo perto de Sittaford Tor, no extremo sul do arco. Ele acredita que essa rede de círculos de pedras formava uma área sagrada para os povos neolíticos.

Essas descobertas demonstram o potencial para novas revelações sobre o significado e a extensão desses círculos de pedra, sugerindo que a área de Dartmoor foi especialmente importante para as sociedades antigas.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui