sexta-feira, novembro 22, 2024
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Cinco trends gastronômicas para ficar de olho em 2024

Prever tendências gastronômicas é como prever o tempo – pode ser uma ciência ou um palpite bem fundamentado. Para descobrir o que estará borbulhando nas panelas e copos em 2024, mergulhamos nas análises digitais e, porque não, redes sociais, para identificar certas tendências que devem dominar o paladar, e as conversas, neste ano.

O que vamos comer, beber e falar em 2024? Parece que a fronteira entre bares e restaurantes está cada vez menor e que a culinária francesa e os martinis malucos caíram nas graças dos TikTokers. Também mudamos verdades absolutas; queremos, sim, dividir nossa comida e o delicado sake, bebida ancestral japonesa, está galgando espaço como protagonista.

Confira 5 tendências da gastronomia para 2024

É bar ou restaurante?

Parece ser o fim da playlist preferida do chef ou daquela “música ambiente” para manter os comensais entretidos. A vibe badalada, típica dos bares, entra agora nos restaurantes e ganha seu papel dentro da experiência gastronômica. Segundo os editores de Food & Travel da National Geographic, essa é uma tendência que dominou Londres, mas que também acontece em toda a Europa, desde a Bambino em Paris até a Cornerstore em Amsterdã. Será a vez do Brasil?

O recém-inaugurado Bambi em London Fields recebe os comensais com uma enorme parede de discos em exibição e um programa musical com curadoria de Charlie Dark MBE, incluindo DJs ao vivo que tocam músicas para acompanhar pequenos pratos casuais do chef Henry Freestone. Outro novo local, em Dalston, mu, oferece jazz ao vivo e bandas cubanas ao lado de pratos izakaya de inspiração japonesa; enquanto em Newington Green, há o Stella’s, o açougue que se transforma em um bar com charcutaria – outra tendência – e vinho, nas noites de fim de semana.

Folhados franceses ao avesso

Padeiros e foodies estão reimaginando sobremesas clássicas francesas, desde os virais folhados “upside-down puff pastries” do TikTok até a afirmação do estrelado chef Daniel Boulud à CNN de que a culinária francesa “continua a inspirar pessoas por ser divertida, deliciosa e acessível”. Para muitos, as sobremesas francesas da próxima geração se tratam de “pequenos luxos” na rotina que parecem simultaneamente frescos e familiares.

Segundo a Food Network, eles são os mais recentes de uma longa linha de doces em tendência com toques modernos: predecessores incluem a febre dos cupcakes do início dos anos 2000, a invenção do Cronut em 2013 e a renascença da babka na metade dos anos 2010. Em 2024, podemos esperar ver as inteligentes receitas francesas continuarem a evoluir o viral “New York Roll“, em padarias como a Lysée, em NY, que oferece sanduíches de sorvete em massa Kouign Amann.

Sake como protagonista 

A bebida de arroz antiga do Japão tem milênios de história e gerações de aprimoramento da arte de sua confecção. O interesse e entusiasmo pelo sake está aumentando nos Estados Unidos, segundo Food Network, as exportações de sake triplicaram na década anterior, com vendas de quase US$ 80 milhões (aproximadamente R$ 400 milhões) no ano passado. A Dassai do Japão abriu sua primeira cervejaria nos EUA no vale do Hudson em Nova York em setembro de 2023, dois bares de sake foram abertos em Nashville e os americanos estão lançando cervejarias de sake artesanais locais. “Nunca foi um momento melhor para beber sake”, declarou uma manchete de Food & Wine de 2023, enquanto o The New York Times anunciou “O sake está em alta na América”.

O restaurante Bam!, em Singapura causou sensação em 2023 com sua ética chamada “shudo moderno”, ou “a forma contemporânea de apreciar sake“. Isso significa que o sake não está apenas no copo – está também no prato.

Grandes pratos para compartilhar

Os pratos pequenos definiram (pelo menos) a última década da esperada hora do jantar, mas segundo as previsões da Food & Travel National Geographic para 2024, agora pode ser a vez dos grandes pratos partilhados, que estão caindo no gosto até dos mais refinados comensais. No novo restaurante Mountain de Tomos Parry, o prato exclusivo é um ensopado de lagosta para três ou cinco pessoas compartilharem; O Llama Inn oferece lomo saltado, um enorme prato de ensopado de carne peruano coberto com batatas fritas e servido com panquecas de cebolinha; enquanto o frango assado inteiro roubou a cena em novas aberturas como Dovetale, Story Cellar e Bébé Bob, especializado no prato.

Oferecendo boa relação custo-benefício para o restaurante, serviço simplificado para a cozinha e, convenhamos, um visual que chama a atenção para as redes sociais, é fácil perceber por que esses pratos fumegantes e coloridos estão fazendo sucesso.

Martinis malucos

O martini é tão clássico quanto seu formato, mas o coquetel está na moda novamente. De acordo com o relatório de tendências 2024 da Diageo, a nova onda do martini “desfruta de um momento cultural nas redes sociais”. Certamente parece que os martinis criativos estão por toda parte agora: em Nova York, o Temple Bar tem uma dúzia de variações, incluindo o martini de Bilbao, que contém uma gota de óleo de anchova, e no elNico há um martini de tomate com infusão de tomate seco ao sol, vermute e óleo de manjericão.

Segundo a NatGeo, em Londres, duas subtendências provaram ser populares: os martinis de “um gole” servidos em copos de shot e os martinis em temperaturas abaixo de zero, direto do freezer. Levando isso ao extremo está Mimi Kakushi, em Dubai, que tem um martini pré-engarrafado envolto em um bloco de gelo a -20ºC, que é então esculpido pelos bartenders para cada pedido.

Via CNN

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